Artigos

A nossa pratica profissional é baseada em evidencias cientificas e incentivamos a divulgação de conhecimentos para a educação em saúde.
Este espaço foi desenvolvido para ser uma ferramenta de informação que promove a saúde, bem estar e qualidade de vida as pessoas que acompanham nossas ações.
Acompanhe nossos artigos!

Você quer ou precisa parar de fumar?

Você quer ou precisa parar de fumar?

Quando se fala em cigarro a maioria das pessoas sabem que o uso faz mal à saúde, e grande parte admite que deveria parar. Mesmo querendo parar de fumar, muitos que tentam acabam não obtendo sucesso. Isso porque a nicotina é psicoativa e segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) ela produz a mesma sensação de prazer da cocaína, heroína e álcool e demora apenas de 7 a 19 segundos para chegar no cérebro.

Para se manter a sensação de prazer com o passar do tempo, é necessário o uso cada vez maior do cigarro, aumentando a quantidade por dia. E assim, quando o indivíduo tenta para de fumar a abstinência é muito forte, sendo a principal razão de ser tão difícil parar de fumar.

Sem auxílio de algum tratamento, é muito difícil largar o cigarro, pois o vício é físico e também emocional.

A acupuntura é uma grande aliada no tratamento pois utilizando de técnicas sistêmicas (acupuntura no corpo) e auriculares (acupuntura na orelha), ajuda na liberação de endorfina, serotonina e dopamina, que são hormônios do bem-estar e prazer, evitando a compulsão pelo cigarro. Também auxilia nos sintomas que podem aparecer como por exemplo depressão e aumento de peso.

O tratamento não é tão simples e normalmente um pouco mais demorado por ser uma dependência física e emocional, por isso a acupuntura pode ser associada ao uso de adesivos e chicletes de nicotina, e em alguns casos medicações específicas, sempre com orientação médica.

A acupuntura tem se mostrado muito efetiva no tratamento do tabagismo, porém para o sucesso do tratamento o paciente tem que responder uma pergunta: “Você quer parar de fumar? Ou você precisa parar de fumar?”, é fundamental que o paciente queira parar de fumar, pois qualquer tratamento precisa 100% da dedicação do paciente.

Se você fuma e quer deixar esse vício, comece agora e busque um profissional qualificado!

Se você gostou dessas informações e conhece alguém que pode se beneficiar, por favor, compartilhe esse texto e marque essas pessoas nos comentários em nossas redes sociais, assim conseguimos ajudar o maior número de pessoas.

Dra. Cibele André - CREFITO-3/111858-F

Fisioterapeuta e Acupunturista na WP Pilates & Saúde

Interessado?
Inscreva-se para saber mais

Saiba tudo sobre o Pilates para idosos e o processo de envelhecimento
Saiba tudo sobre o Pilates para idosos e o processo de envelhecimento

Neste artigo você vai entender o que ocorre durante o processo de envelhecimento, e o que interfere nas funções do idoso e principalmente como podemos preparar o nosso corpo para passar por essa fase da vida com mais saúde e qualidade de vida.

Dores na lombar? Entenda como o PILATES pode te ajudar!
Dores na lombar? Entenda como o PILATES pode te ajudar!

As causas de dores na lombar podem variar muito. Normalmente acontece quando se fica muito tempo sentado, principalmente com postura incorreta. Nos dias de hoje é muito comum pessoas que sofrerem com este incomodo. Você sabe os motivos desta dor e principalmente, as formas de tratamento? Falaremos sobre isso neste texto.

Aula de pilates

Teremos o imenso prazer em recebê-lo(a) para conhecer nossa estrutura e método de trabalho, além dos nossos planos para assim decidir o que atende melhor a sua necessidade

Agende seu Horário