Artigos

A nossa pratica profissional é baseada em evidencias cientificas e incentivamos a divulgação de conhecimentos para a educação em saúde.
Este espaço foi desenvolvido para ser uma ferramenta de informação que promove a saúde, bem estar e qualidade de vida as pessoas que acompanham nossas ações.
Acompanhe nossos artigos!

Pilates X Instabilidade de ombro

Pilates X Instabilidade de ombro

Nossa dica para este artigo será relacionada ao complexo articular do ombro, articulação com maior amplitude de movimento em nosso corpo, mas também a articulação mais instável entre todas as outras.

Isso se dá por conta que a mesma se move em todos os planos, fazendo os seguintes movimentos (flexão,extensão,rotação interna/externa e adução e abdução). Para resumir essa questão, quanto mais movimentos uma articulação consegue executar mais instável ela será. A sincronia adequada desses movimentos que ocorrem entre o úmero e a escápula é chamada de ritmo escápulo umeral e a junção escápula, clavícula e úmero chamamos de cintura escapular.

Então nosso trabalho de fortalecimento desse complexo articular deve ser bem elaborado e também promover uma consciência corporal adequada para cintura escapular que é responsável por todas as funções do ombro.

 

Mas qual a relação estabilidade do ombro com os atletas de ARTES MARCIAIS?

O praticante de artes marciais pode ser oriundo de uma modalidade especifica (Jiu Jitsu, Muay Thai, Judô, Karatê e etc...), aonde ele precisa socar, aplicar quedas, agarrar e empurrar seus adversários. Tais movimentos demandam grande força muscular para executar os movimentos citados acima e principalmente para uma ocorrer uma boa estabilização.

Os vícios de posturas provenientes desta prática trazem compensações, uma melhora ilusiva para os movimentos, podendo acarretar nos gestos esportivos déficits dos estabilizadores dinâmicos (músculos) e uma sobrecarga de força e impacto gerados pelo movimento, que irão para os estabilizadores estáticos (ligamentos e cápsulas ligamentares).


Como podemos melhorar a consciência corporal e aprimorar os gestos esportivos para que nossos atletas tenham melhores resultados ou previna lesões do esporte?

O Pilates é uma excelente opção para alcançarmos esses objetivos, pois dentro dos seus princípios sempre executamos exercícios com alinhamentos e posturas neutras, então logo nosso trabalho se aplica dentro da cintura escapular mantendo ombro longe das posturas protusas e superiorizadas. Basicamente um educativo/preventivo para se executar padrões de movimentos adequados e não aumentar a probabilidade de futuras lesões dos gestos que envolvem a prática do esporte. A musculatura envolvida para que tenha a estabilidade adequada, por conta dessa postura não neutra podem trazer encurtamentos, espasmos e fraquezas, podendo causar instabilidades. Pois uma vez que os músculos que tem o papel de “frear” ou segurar os impactos advindos dos golpes já não estão em condições para tal situação, as cápsulas articulares e ligamentos que dariam suporte para estabilizar a articulação, acabam sofrendo com essa dissipação de forças que o músculos não deram conta de suporte.

Exercícios feitos com as escápulas “encaixadas” e melhorando a consciência do atleta em relação os golpes para que os mesmos não sejam feito de forma errônea ou com compensações irão trazer boas condições para melhora de performance em treinos e também períodos de competições. Não há distinção da modalidade praticada, nosso corpo precisa sempre estar nos padrões neutros e alinhados, tendo sinergismo adequado dos músculos agonista/antagonistas para que assim tenhamos melhores resultados e menores índices de lesões.

Se você gostou dessas informações e conhece alguém que pode se beneficiar compartilhe esse texto e marque essas pessoas nos comentários em nossas redes sociais.

Neto Ribeiro

WP Pilates e Fisioterapia

Interessado?
Inscreva-se para saber mais

Saiba tudo sobre o Pilates para idosos e o processo de envelhecimento
Saiba tudo sobre o Pilates para idosos e o processo de envelhecimento

Neste artigo você vai entender o que ocorre durante o processo de envelhecimento, e o que interfere nas funções do idoso e principalmente como podemos preparar o nosso corpo para passar por essa fase da vida com mais saúde e qualidade de vida.

Dores na lombar? Entenda como o PILATES pode te ajudar!
Dores na lombar? Entenda como o PILATES pode te ajudar!

As causas de dores na lombar podem variar muito. Normalmente acontece quando se fica muito tempo sentado, principalmente com postura incorreta. Nos dias de hoje é muito comum pessoas que sofrerem com este incomodo. Você sabe os motivos desta dor e principalmente, as formas de tratamento? Falaremos sobre isso neste texto.

Aula de pilates

Teremos o imenso prazer em recebê-lo(a) para conhecer nossa estrutura e método de trabalho, além dos nossos planos para assim decidir o que atende melhor a sua necessidade

Agende seu Horário