Artigos

A nossa pratica profissional é baseada em evidencias cientificas e incentivamos a divulgação de conhecimentos para a educação em saúde.
Este espaço foi desenvolvido para ser uma ferramenta de informação que promove a saúde, bem estar e qualidade de vida as pessoas que acompanham nossas ações.
Acompanhe nossos artigos!

Saiba como tratar a insônia

Saiba como tratar a insônia

Se você acorda algumas vezes durante a noite, demora para pegar no sono ou acorda cansado e sem disposição, é provável que você tenha insônia. A insônia pode ser definida como a falta do sono reparador. Isso pode acontecer em um período da vida, ou persistir por um tempo maior, prejudicando a qualidade de vida do indivíduo.

Essa falta do sono reparador, pode deixar a pessoa com: irritabilidade, sonolência ao longo do dia, ansiedade, dores de cabeça e no corpo.

Muitas podem ser as causas, como por exemplo: preocupação excessiva, ansiedade, estresse, depressão, dor crônica, problemas respiratórios, uso de medicações estimulantes, ingestão de cafeína próximo à hora de dormir, mudança na rotina do sono (viagens com fuso horário).

Para o tratamento da insônia o principal é investigar a causa, que as vezes, pode ser mais de uma. Com a causa definida é possível traçar o tratamento adequado podendo ser medicamentoso, uso de ervas medicinais (camomila, lavanda, maracujá), massagens e acupuntura.

A acupuntura tem a visão do paciente como um todo, buscando seu reequilíbrio energético através dos meridianos. O mesmo princípio é utilizado na insônia, tratando a causa e os sintomas associados.

Muitos pacientes sofrem desse mal e nem percebem, e isso é descoberto nas avaliações no consultório. Diversas vezes o paciente busca a acupuntura para o tratamento de outras patologias como ansiedade, depressão, dor etc., e ao ser questionado na anamnese, relata a dificuldade para dormir.

A acupuntura tem se mostrado eficaz no tratamento da insônia, porém um ponto importante para auxiliar no tratamento, é a mudança de comportamento do indivíduo. O organismo precisa de uma rotina regular para manter seu ritmo de sono-vigília, por isso, uma alimentação saudável e exercícios físicos no dia-a-dia faz parte do tratamento.

Se você gostou dessas informações e conhece alguém que pode se beneficiar, por favor, compartilhe esse texto e marque essas pessoas nos comentários em nossas redes sociais, assim conseguimos ajudar o maior número de pessoas.

 

Dra Cibele André - CREFITO-3/111858-F
Fisioterapeuta e Acupunturista na WP Pilates & Saúde

Interessado?
Inscreva-se para saber mais

Saiba tudo sobre o Pilates para idosos e o processo de envelhecimento
Saiba tudo sobre o Pilates para idosos e o processo de envelhecimento

Neste artigo você vai entender o que ocorre durante o processo de envelhecimento, e o que interfere nas funções do idoso e principalmente como podemos preparar o nosso corpo para passar por essa fase da vida com mais saúde e qualidade de vida.

Dores na lombar? Entenda como o PILATES pode te ajudar!
Dores na lombar? Entenda como o PILATES pode te ajudar!

As causas de dores na lombar podem variar muito. Normalmente acontece quando se fica muito tempo sentado, principalmente com postura incorreta. Nos dias de hoje é muito comum pessoas que sofrerem com este incomodo. Você sabe os motivos desta dor e principalmente, as formas de tratamento? Falaremos sobre isso neste texto.

Aula de pilates

Teremos o imenso prazer em recebê-lo(a) para conhecer nossa estrutura e método de trabalho, além dos nossos planos para assim decidir o que atende melhor a sua necessidade

Agende seu Horário