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Saiba tudo sobre o Pilates para idosos e o processo de envelhecimento

Saiba tudo sobre o Pilates para idosos e o processo de envelhecimento

Neste artigo você vai entender o que ocorre durante o processo de envelhecimento, e o que interfere nas funções do idoso e principalmente como podemos preparar o nosso corpo para passar por essa  fase da vida com mais saúde e qualidade de vida.


Alterações no processo de envelhecimento

Envelhecer é uma certeza que está presente na vida de todas as sociedades humanas, nesse processo ocorrem mudanças biológicas, físicas e psicológicas. Isso diz respeito a perda das funções normais ao decorrer dos anos, acentuando principalmente após os 60 anos.

O envelhecer não quer dizer exatamente adoecer, pois o processo de envelhecimento de forma saudável e natural (senescência) inclui uma diminuição da capacidade funcional podendo aumentar a vulnerabilidade do idoso mas não é considerado uma doença.

Para viver em boas condições, depende de diversos fatores tais como: genética, hábitos saudáveis (atividade física, boa alimentação), acesso a um tratamento médico para medidas preventivas e a exposição de agentes ambientais. Um idoso que tem o hábito de praticar atividade física, mantêm bons hábitos alimentares, não fuma e não bebe, terá uma boa capacidade cardiovascular, respiratória e osteoarticular comparado aos que possuem um estilo de vida menos saudável.

 

Dados estatísticos populacionais

Uma publicação lançada pelo IBGE afirma que daqui há 40 anos a população idosa irá triplicar, ultrapassando as crianças entre 0 à 14 anos.Isso pode gerar efeitos como o aumento da expectativa de vida da população brasileira, somado a diminuição da taxa de fecundidade (quantidade de filhos por mulher). Esse aumento do número de idosos comparado a diminuição do número de crianças, influencia diretamente nas políticas públicas de saúde, na previdência social e na sua assistência. Diante disso, requer uma prioridade como um planejamento de um atendimento personalizado gerontológico, adequando-se em melhorias para ajustar a nova demanda populacional.

Pensando em um atendimento personalizado para essa população idosa que leve em consideração as alterações do processo de envelhecimento, o método Pilates se encaixa perfeitamente como uma técnica que visa melhora na qualidade de vida, trazendo inúmeros benefícios como prevenção de possíveis lesões que ocorrem por processos degenerativos, melhorando principalmente a capacidade funcional do idoso.

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Doenças mais comuns na terceira idade e sua influência na capacidade funcional

A capacidade funcional é a habilidade em executar tarefas cotidianas sendo (simples ou complexas) necessárias para uma vida independente e autônoma dentro de uma sociedade. Portanto é fundamental a manutenção da capacidade funcional para se ter qualidade de vida durante o processo de envelhecimento.

Quando ocorre um declínio dos aspectos emocionais, cognitivos e físicos do idoso, levando prejuízos em suas atividades diárias como o auto cuidado: (banho, alimentação, controle da continência urinária, vestir-se, locomover-se, cuidar da casa, preparo das refeições, controle financeiro e uso de transporte, entre outros), significa que existe um comprometimento da capacidade funcional resultando em uma vida de dependência.

O envelhecimento favorece a perda das capacidades fisiológicas e funcionais tais como: diminuição da força muscular global, fraqueza do assoalho pélvico (que pode levar a incontinência urinária), perda da massa óssea, déficit no equilíbrio e coordenação motora, diminuição da audição e visão, entre outras alterações.

Além das alterações inerentes ao processo do envelhecimento que todas as pessoas vivas passaram, encontrarmos frequetemente doenças associadas que muitas vezes são as maiores dificuldades que os idosos enfrentam, portanto é de suma importância ter um cuidado diferenciado nessa fase.

Dentre as doenças associadas ao envelhecimento mais comuns podemos citar algumas como:

- Parkinson;
- Alzhemeir;
- Demência;
- Acidente vascular cerebral; 
- Osteoporose;
- Hipertensão arterial;
- Diabetes; 
- Câncer (mama, próstata, intestino e pele);
- Osteoartrose.  

É importantissimo realizar uma avaliação da capacidade funcional que inclui alguns testes de rastreio cognitivo, risco de depressão, mobilidade e equilíbrio, atividades de vida diária, dados nutricionais e de alimentação, queixas relacionadas a fala e comunicação e principalmente suporte familiar. O objetivo é atender as necessidades de cada indivíduo para traçar um planejamento para o cuidado colocando em pauta os riscos para um trabalho de prevenção de prejuízos futuros, priorizando a qualidade de vida.

O ideal é praticar exercícios ao longo da vida de forma regular e constante e com um programa de treinamento que se adequa a cada fase moldando em cima da particularidade de cada indivíduo. Essa dica fica para pensarmos em como envelhecer de forma saudável e para conseguimos superar os obstáculos e situações diversas no dia a dia.

 

O que o Pilates pode proporcionar para o idoso?

Os benefícios do pilates abrangem desde da prevenção e/ou diminuição das dores muculoesqueleticas, como também no tratamento de lesões crônicas ortopédicas e neurológicas, além da prevenção da incontinência urinária com o fortalecimento do assoalho pélvico, levando a benefícios nos aspectos fisicos e  psicossociais .

Através de seu objetivo principal, unindo o corpo e mente, é uma atividade física sem impacto para as articulações, sendo considerada bem segura. Muitos movimentos treinam a dupla tarefa entre associar braços e pernas, trazendo benefícios de controle postural, equilíbrio e cognição (conhecimento da própria postura durante o movimento).

O Método Pilates é baseado em princípios como: Respiração, centralização (power house), concentração, controle, precisão e fluidez. Esses trazem benefícios como melhora da percepção corporal, equilíbrio, tonicidade muscular, capacidade respiratória, flexibilidade e propriocepção.

A respiração é definida como o primeiro princípio, pois o indivíduo precisa respirar corretamente durante os exercícios, gerando estímulos para os músculos durante o movimento e nutrindo todo o corpo eliminando suas toxinas.

A centralização ou power house, tem o papel fundamental de estabilizar a coluna vertebral e a pelve através da contração dos músculos profundos como o assoalho pélvico e músculos do abdômen (transverso do abdômen) associado a respiração.

A concentração ocorre durante a realização dos movimentos para que sejam realizados de forma correta, e por isso são realizadas poucas repetições para maior qualidade e aprendizado motor.

A precisão tem como objetivo de refinar e aperfeiçoar os movimentos durante o exercício através do equilíbrio dos músculos responsáveis pela sua execução. Eles trabalham de forma contínua e controlada para que o movimento saia fluído e sem desperdício de energia para proteção das articulações e dos tecidos envolvidos.

Durante todos os movimentos a força parte do centro para as extremidades (braços e pernas), incluindo todos os princípios e seus exercícios são realizados de forma individualizada respeitando a necessidade (objetivo) de cada pessoa de acordo com sua limitação.

Sabendo que todos nós vamos envelhecer e depois de conhecer sobre o que o método PILATES pode beneficiar em nossa saúde, agora está em suas mãos se preparar para essa fase ou melhorar a sua condição atual, mantendo sua funcionalidade e qualidade de vida.

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Dra. Nadja Hollerbach Cardoso Ferreira - Crefito-3/121005-F

Fisioterapeuta e instrutora de Pilates na WP Fisioterapia & Saúde

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