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Corrida X Lesões de tornozelos e pés

Corrida X Lesões de tornozelos e pés

A corrida é uma atividade muito popular no meio esportivo, por trazer inúmeros benefícios para saúde e principalmente seus resultados estéticos no corpo. É de extrema importância ressaltar além dos seus benefícios o que ocorre como resposta nas articulações e o que se pode fazer para prevenir algumas lesões que surgem com o decorrer do tempo, para que as pessoas continuem praticando sem prejuízo. (Veja mais conteúdo sobre como correr sem dor).

Possuímos nos pés 112 ligamentos, 33 articulações e 26 ossos, que são naturalmente projetados para absorção de impacto e para suportar a sobrecarga do dia a dia, portanto para mantê-los sadios, é necessário antes da prática da atividade, fazer uma avaliação com um profissional capacitado que analise o padrão da marcha para sabermos qual o calçado adequado e quais exercícios específicos tem que fazer para prevenir uma futura lesão.

Como dica, ressaltamos algumas lesões que ocorrem com mais frequência nos tornozelos e pés:

• Tendinite do calcâneo (ocorre na parte posterior da perna e esta conectado a panturrilha);

• Torção no Tornozelo (ocorre por ruptura ou estiramento dos ligamentos do tornozelo);

• Hálux Valgus “Joanete” (proeminência óssea ao lado do “dedão” por artrite, problemas na marcha - pés pronados e frouxidão ligamentar);

• Esporão de calcâneo (proeminência óssea no calcanhar devido ao impacto em pés muito cavos);

• Metatarsalgia - inflamação nos dedos (resulta por um problema no alinhamento dos dedos);

• Neuroma (dor na região frontal do pé devido a uma inervação pinçada ou irritada por consequência de uma biomecânica pobre por pés pronados);

• Fascite Plantar - ocorre com muita frequência (em pés planos ou “chatos” que estão associados à pronação e a fáscia plantar tensiona estressando- a);

• Sesamóide (geralmente ocorre em pessoas com o arco do pé mais elevado - pé cavo e não tem pronação suficiente);

• Fratura por Estresse (Fissura óssea até chegar a uma fratura por fraqueza muscular e a pouco descanso entre os treinos).

Todas essas lesões estão interligadas por deficiência muscular e ligamentar resultando em uma biomecânica pobre, pois essas deficiências resultam em pé plano ou cavo (pé pronado ou supinado) gerando a uma sobrecarga nas articulações. 

Por tudo isso, é importante fazer um trabalho de fortalecimento e alongamento muscular como forma de prevenção utilizando técnicas de isometria (exercícios sustentados) como o Pilates, que fortalece as fibras musculares profundas que estabilizam essas articulações. É muito importante procurar um profissional capacitado para prescrever os exercícios de acordo com a necessidade de cada pessoa.

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Dra. Nadja Hollerbach Cardoso Ferreira - Crefito-3/121005-F
Fisioterapeuta e instrutora de Pilates na WP Pilates & Saúde

 

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