Saiba como tratar a insônia
12 de Janeiro de 2018
Pilates para melhorar o seu rendimento no Jiu Jitsu
14 de Janeiro de 2018
Exibir tudo

Você quer ou precisa parar de fumar?

Quando se fala em cigarro a maioria das pessoas sabem que o uso faz mal à saúde, e grande parte admite que deveria parar. Mesmo querendo parar de fumar, muitos que tentam acabam não obtendo sucesso. Isso porque a nicotina é psicoativa e segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) ela produz a mesma sensação de prazer da cocaína, heroína e álcool e demora apenas de 7 a 19 segundos para chegar no cérebro.

Para se manter a sensação de prazer com o passar do tempo, é necessário o uso cada vez maior do cigarro, aumentando a quantidade por dia. E assim, quando o indivíduo tenta para de fumar a abstinência é muito forte, sendo a principal razão de ser tão difícil parar de fumar.

Sem auxílio de algum tratamento, é muito difícil largar o cigarro, pois o vício é físico e também emocional.

A acupuntura é uma grande aliada no tratamento pois utilizando de técnicas sistêmicas (acupuntura no corpo) e auriculares (acupuntura na orelha), ajuda na liberação de endorfina, serotonina e dopamina, que são hormônios do bem-estar e prazer, evitando a compulsão pelo cigarro. Também auxilia nos sintomas que podem aparecer como por exemplo depressão e aumento de peso.

O tratamento não é tão simples e normalmente um pouco mais demorado por ser uma dependência física e emocional, por isso a acupuntura pode ser associada ao uso de adesivos e chicletes de nicotina, e em alguns casos medicações específicas, sempre com orientação médica.

A acupuntura tem se mostrado muito efetiva no tratamento do tabagismo, porém para o sucesso do tratamento o paciente tem que responder uma pergunta: “Você quer parar de fumar? Ou você precisa parar de fumar?”, é fundamental que o paciente queira parar de fumar, pois qualquer tratamento precisa 100% da dedicação do paciente.

Se você fuma e quer deixar esse vício, comece agora e busque um profissional qualificado!

Se você gostou dessas informações e conhece alguém que pode se beneficiar, por favor, compartilhe esse texto e marque essas pessoas nos comentários em nossas redes sociais, assim conseguimos ajudar o maior número de pessoas.

Dra. Cibele André – CREFITO-3/111858-F

Fisioterapeuta e Acupunturista na WP Pilates & Saúde