Como correr com eficiência e evitar lesões recorrentes?

evitar lesões

Correr de fato é uma das atividades  física de maior acesso a nossa população, pois tem poucos acessórios para sua prática. Um tênis, um lugar e muita vontade de correr, pronto você já apto para praticar. Será?

Por mais que seja uma modalidade fácil de se praticar, há alguns pontos a serem detalhados. Frequência de passada, passada embaixo do seu centro de massa, pressão intra abdominal adequada e sinergia adequada de membro inferiores.

Frequência de passada

É o quantos passos nós damos durante 1 minuto, a frequência para uma corrida de forma adequada geralmente se dá em 180bpm.

Passada embaixo do seu centro de Massa

Seria quando seu contato inicial com o solo, se dá o mais embaixo possível do seu tronco. Isso faz com estruturas de MMII sofra menos com os impactos e mantenham ativações musculares adequada para tal função.

Pressão Intra Abdominal

Nos faz ter um controle do tronco com maior eficiência, evitando na maioria das vezes oscilações em plano frontal e em plano sagital.

Sinergia de MMII

Criar sinergias adequadas para determinada função se torna papel principal para qual para a execução da mesma. Na corrida não é diferente, a sinergia sempre iniciada e guiada pelo pé, sempre será o fator essencial para corrida eficiente.

Por exemplo, se o movimento da corrida se dá pelo quadril – o quadril é quem faz o inicio do movimento e nosso pé se torna menos ativo, provável que a longo prazo, o nosso corredor terá algum disfunção musculoesquelético. Mantendo tal sinergia de forma correta daremos mais um ponto positivo para uma corrida eficaz.

Tais pontos são trabalhados dentro das especificidades dos pacientes (corredores), sempre haverá mais pontos que podemos otimizar na modalidade. Citamos acima apenas os pontos principais para que nossa corrida possa se tornar mais eficiência e evitar lesões recorrentes.

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Dr. Neto Ribeiro – Crefito3\ 257794-F
Fisioterapeuta e instrutor de Pilates na WP Pilates & Fisioterapia

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