Segundo a demógrafa do IBGE, Izabel Marri, a partir de 2047 a população deverá parar de crescer, contribuindo para o processo de envelhecimento populacional – quando os grupos mais velhos ficam em uma proporção maior comparados aos grupos mais jovens da população. A relação entre a porcentagem de idosos e de jovens é chamada de “índice de envelhecimento”, que deve aumentar de 43,19%, em 2018, para 173,47%, em 2060 (Revista Retratos do Brasil, n 16, fev 2019, IBGE, p 22).
O processo de envelhecimento varia bastante entre as pessoas e é influenciado tanto pelo estilo de vida quanto por fatores genéticos e maus hábitos de vida, que podem prejudicar o indivíduo gerando incapacidades funcionais e insuficiência dos órgãos. Estas alterações podem levar a perda de resistência, flexibilidade, equilíbrio, coordenação motora e memória. Todos esses fatores levam a uma perda considerável da autonomia e qualidade de vida de idosos.
O exercício físico regular nos idosos, particularmente os exercícios nos quais se sustenta o próprio peso e exercícios de força, promove maior fixação de cálcio nos ossos, auxiliando na prevenção e no tratamento da osteoporose.
Aumenta ainda a força muscular, o equilíbrio e a flexibilidade, com a conseqüente diminuição da incidência de quedas, fraturas e suas complicações.
O método Pilates é visto como uma prática de exercício físico essencial para a população idosa com benefícios aos quais muitos estudos científicos apontam em suas pesquisas o impacto positivo na qualidade de vida dos idosos. É uma técnica dinâmica que visa trabalhar força, alongamento e flexibilidade, preocupando-se em manter as curvaturas fisiológicas do corpo e tendo o abdômen como centro de força, o qual é trabalhado constantemente em todos os exercícios da técnica, realizados com poucas repetições.
A técnica apresenta muitas variações de exercícios e benefícios que ajudariam a prevenir e proporcionar um alívio de dores crônicas. No idoso, o pilates tem como objetivo o fortalecimento muscular, melhora da flexibilidade, da postura ,dos equilíbrios estáticos e dinâmicos, da coordenação motora, da estimulação propioceptiva e melhora da capacidade funcional desse idoso.
Com uma série de exercícios e alongamentos que desenvolvem no praticante uma conscientização corporal, promovendo harmonia entre o corpo e a mente trazendo benefícios eficazes para o indivíduo,
Os benefícios do Método Pilates para idosos incluem aumento da densidade óssea, melhoria da flexibilidade nas articulações e postura, aumento da capacidade respiratória e cardiovascular, proporcionando satisfação total aos praticantes que desejam obter melhoria da qualidade de vida.
Além disso, O pilates proporciona benefícios como:
Alívio de dores
Alívio do estresse
Prevenção de lesões
Melhora dos reflexos
Melhora da mobilidade
Melhora da flexibilidade
Maior percepção dos movimentos
Melhora do equilíbrio
Melhora da velocidade de andar
Melhora da autoestima
Diminuição da depressão
Mantém o peso corporal
Fortalece os músculos das pernas e costas
Contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea
Ajuda no controle do diabetes, artrite e doenças cardiovasculares
Melhora das reações posturais.
Envelheça com saúde e qualidade de vida, aqui na WP Pilates e Saúde nós podemos te ajudar a conquistar esse objetivo.
E caso já tenha algum dos problemas citados acima procure um especialista ou nos procure para que possamos avaliar e fazer um tratamento exclusivo para você, podendo assim conquistar uma vida sem dor e com liberdade de movimentos. Vem pra WP Pilates e saúde.
Bianca Rocha Ribeiro – CREFITO-3/272247-F
© 2021 Feito por Sala5 Comunicação. Razão social: WP Fisioterapia e Saúde Ltda CNPJ: 18.804.945/0001-21