Como a sustentação vertical pode gera dores em seu corpo

Como a sustentação vertical pode gera dores em seu corpo

Já parou para pensar como você se sustenta em pé? Ou em uma perna só?

Sua prática esportiva ou mesmo a ocupacional demanda as duas situações citadas acima?

Então neste texto vou explicar um pouco sobre o que estes pontos e como podemos melhorar com a reeducação funcional.


Na maior parte das nossas práticas diárias ou mesmo as praticas esportivas, nos mantemos em pé. Mas será que você se mantem bem em pé?


Para ficarmos em pé temos que vencer a gravidade que está a todo o momento nos tentando jogar para baixo literalmente, então um conjunto de musculaturas, que vamos chamar de musculaturas anti-gravitárias para nos colocar numa postura “adequada”.

Uma má sustentação vertical implica em sobrecarga em áreas que não estão preparadas ou não suportam tais forças. Dando exemplo, a queda do quadril (uma “rebolada”), na mecânica da corrida não é esperado e se você pensar é uma atividade cíclica que repete muito um padrão de movimento, dado um tempo provavelmente aquela irá dar sinais de desconforto ou mesmo dor.

O equilíbrio entre as forças faz o movimento ser o mais seguro ou perto disso, com distribuição igualitária de cargas e melhor desempenho na sua atividade.

Com a reeducação funcional podemos averiguar possíveis causa dessa má sustentação e direcionar dentro da atividade a terapia. A falta de ativação de certas musculaturas em dado momento ou mesmo a falta de um ponto fixo (ex: uma pressão intra-abdominal correta). Iremos trabalhar dentro da sua prática e traçar a melhor conduta para otimizar sua sustentação vertical.


Como já comentamos em um artigo anterior, o movimento ideal distribui forças adequadamente no corpo e gera boa performance.

Este movimento dever apresentar 3 pilares essenciais pra nós, sendo eles:

• Alinhamento Postural
• Estabilidade
• Boa sequência de movimentos (sinergia)

Dentro destes 3 pilares, iniciaremos condutas com objetivo de reeducar o movimento do individuo dentro do ambiente aonde sua tarefa é executada.

Se você gostou dessas informações e conhece alguém que pode se beneficiar compartilhe esse texto!

Dr. Neto Ribeiro – Crefito3\ 257794-F
Fisioterapeuta e instrutor de Pilates na WP Pilates & Fisioterapia

Deixe uma resposta