Homens no Pilates

Homens no Pilates

Parece besteira, mas muitos homens acreditam que o Pilates deva ser praticado apenas por mulheres. Talvez correlacionem por verem em redes sociais imagens associadas à mulher, em divulgações ou até mesmo em conversas as próprias mulheres abordando mais sobre o tema.

Porém isso se torna um tremendo equivoco, principalmente pensando que o próprio criador do método era um homem.

O Pilates pode e deve ser praticado por todos, seja homem, mulher, idoso, jovem, atletas e sedentários, sem distinções e contra-indicações, e sim trabalhando em cima do objetivo de cada um, adaptando e modificando para cada perfil de pessoa.

Sabemos que muitos homens alimentam um certo tipo de ‘preconceito’ por essa atividade, muitas vezes por estar ligada a movimentos mais lentos, mais fluidos.

Ressaltamos aqui alguns benefícios para desmistificar esse tabu errôneo:

• Uma das qualidades é que o Pilates promove fortalecimento do corpo como um todo. Não pensamos somente em fortalecer um grupo muscular especifico por estética.

Os exercícios não estão ligados a quantidade de carga e repetições e sim na qualidade da execução, respeitando o tempo de cada pessoa. Por trabalharmos a musculatura profunda, ganhamos resistência e promovemos força global.

Onde para homens que às vezes por ter mais força em determinado grupo muscular, acaba negligenciando as outras musculaturas ou as vezes associado a musculação acaba desenvolvendo esteticamente mais “definição” apenas naquele grupo e esquece dos demais podendo até sobrecarregá-los.

• Outro fato que sabemos é que o sexo masculino tende a ser mais “encurtado” do que o feminino, isso pode gerar alguns probleminhas, como por exemplo, dificultar alguns movimentos, causar algumas lesões e até desvios posturais, devido a essa falta de elasticidade.

No pilates por trabalharmos bastante os alongamentos e mobilidades em geral, ganhamos mais flexibilidade, facilitando assim alguns movimentos e prevenindo possíveis lesões e desvios.

Só vou ficar forte se pegar peso ? A resposta é não!

Como dissemos por trabalhar principalmente a musculatura profunda e ganharmos resistências dos músculos, os homens conseguem ganhar e melhorar o rendimento em outras atividades também.

No método Pilates utilizamos bastantes exercícios “sustentados”, exercícios isométricos com o peso do próprio corpo, associado a respiração e alinhamentos. Assim, ganhamos qualidade, resistência e estabilidade para o corpo, deixando a musculatura e articulações mais fortes e integras e o melhor de tudo: segura para a pratica de outras atividades.

E agora será que vai deixar o preconceito de lado e conhecer melhor essa atividade? Saiba mais em https://wppilatesesaude.com.br

Texto: Juliane Araujo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Chamar no WhatsApp