Quando e como iniciar as aulas de Pilates durante a gestação?

Quando e como iniciar as aulas de Pilates durante a gestação?

Eu não me canso de falar da importância que é preparar o corpo muito antes de pensar em gerar uma vida. É claro que o ideal seria sempre que todas as mulheres praticassem alguma atividade física, para assim se manterem bem dispostas, saudáveis e com a musculatura forte e flexível para a prevenção de patologias. Já que o nosso dia a dia é bem pesado, e para conseguir passar por uma vida tão atribulada sem nenhuma intercorrência, nada como uma musculatura equilibrada para nos mantermos firmes e fortes para a longa jornada do dia seguinte.

Porém nós sabemos que nem sempre acontece o que é o ideal, e na grande maioria das vezes, o fato de estar gestante é o estímulo inicial para que essa mulher resolva iniciar a prática de uma atividade física, já que agora ela estará em uma nova fase de vida.

Quando uma mulher já era praticante do método Pilates, ou até mesmo de qualquer outra atividade física, na grande maioria das vezes, se não tiver nenhuma outra intercorrência, o médico obstetra libera para iniciar ou continuar a prática sem problemas. E quando temos esse quadro, com certeza essa aluna terá muitos benefícios, pois antes mesmo de acontecer toda aquela turbulência em seu corpo, ela já estava habituada aos princípios e aos movimentos durante as aulas.

Isso não significa que se uma mulher for sedentária e o médico liberar para a prática do método apenas após passada as doze primeiras semanas, ela também não terá muitos benefícios. Sim se ela tiver uma boa consciência corporal vai ter a mesma facilidade de antes da gestação. Nós como instrutores de Pilates sabemos muito bem o quanto é difícil ensinar os princípios do Pilates para os nossos alunos. A grande maioria dos alunos não vão conseguir executar tão bem nas primeiras aulas, às vezes eles conseguem fazer com facilidade a respiração, mas não mantêm o power house, e por aí vai.

Para ensinar as nossas alunas gestantes, temos que ter um pouco mais de atenção e cuidado, pois devemos explicar muito bem a importância de cada princípio, principalmente do porque elas devem ativar o power house durante o dia todo, e não só enquanto estiver nas aulas de Pilates. Muitas ficarão com medo, acreditando que contrair o abdômen pode prejudicar o bebê, e aí cabe a nós profissionais passar a segurança, de que além de não prejudicar, vai aumentar o espaço para o bebê e proteger a coluna da mamãe, evitando assim possíveis desconfortos que são comuns durante a gestação.

Em minha opinião eu acredito que mesmo uma aluna que era sedentária antes da gestação poderia tranquilamente iniciar a prática do método Pilates com um profissional capacitado. A grande maioria dos médicos não autorizam a prática no primeiro trimestre, só por ter um maior cuidado nessa fase, que é o momento de formação de todos os sistemas do bebê. Porém eu acredito que existem algumas alunas, que exercem algumas profissões, em que exigem muito mais, tanto fisicamente quanto psicologicamente.

Inclusive o estresse emocional que algumas convivem diariamente, pode ser altamente prejudicial para o desenvolvimento do bebê e consequentemente a manutenção de uma gestação saudável. Por esse e tantos outros motivos, eu acredito que a prática segura do método Pilates não só pode como deve ser iniciada o quanto antes, para que essa futura mamãe já consiga iniciar os cuidados tanto com o corpo quanto com a Mente.

Os aspectos emocionais durante a gravidez é uma das principais alterações que podem muitas vezes atrapalhar o bom desenvolvimento, se não tiver um suporte multiprofissional adequado. Não vai adiantar de nada nós termos todo o conhecimento técnico dos exercícios essenciais, o que devemos evitar melhores posicionamentos, senão tivermos a capacidade de lidar com a ansiedade e todos os outros estados emocionais alterados.

Dessa forma iremos passar ainda mais segurança durante a orientação dos exercícios, e adquirindo essa confiança, o sucesso das aulas será ainda maior. Não devemos tratar essas alunas apenas como alterações biomecânicas e fisiológicas, e sim considerarmos também um vulcão em erupção, borbulhando de emoções e precisando de um controle de um profissional.

Quando elas iniciam a prática do método no segundo trimestre, ainda temos em torno de 28 semanas pela frente, ou seja, ainda temos muito tempo para trabalhar com os fortalecimentos, alongamentos e exercícios de mobilidade de tronco e pelve. Portanto “bóra” trabalhar para que ela passe bem por todas essas turbulências. Mas lembrem sempre que, independente se ela iniciar a prática do método no primeiro, segundo ou até no terceiro trimestre, que pode acontecer também, devemos ensinar corretamente os princípios do Pilates.

São eles: o Power house, que devemos iniciar a ativação, partindo sempre de assoalho pélvico, transverso do abdômen, oblíquos e retos abdominais, esses últimos vão perdendo a função ao longo da gestação; a Respiração, que vamos ensiná – las expandindo as costelas, ou seja, puxando todo o ar e fechando as costelas, soltando todo o ar pela boca, essa expansão talvez vá diminuindo de acordo com o aumento da barriga, principalmente a partir do terceiro trimestre; o Controle e a precisão do movimento é extremamente importante para assegurar a ativação correta da musculatura exigida em cada movimento e evitar lesões; a Concentração além de facilitar a manutenção de todos os princípios, irá também manter a nossa aluna conectada com ela e o bebê em um momento de desligar do mundo estressante que ela vive e focar na correta execução dos movimentos; e finalmente a fluidez que é um princípio que vamos lapidando ao longo das aulas, mas não precisamos ter pressa.

Enfim, vejam só quantas informações elas terão que agregar e praticar em seu dia – a – dia, por isso devemos ensinar esses princípios o quanto antes, sendo assim podemos pensar que mesmo que a gestante não esteja liberada para prática de exercícios, acredito eu, que a prática dos princípios do método não irá prejudicar o desenvolvimento do bebê.

A partir da boa execução e entendimento disso, podemos variar os exercícios de fortalecimento, alongamento e mobilidade de coluna, sempre respeitando as alterações fisiológicas e biomecânicas de cada trimestre da gestação, além da condição física individual de cada gestante.

Conheça o Programa de Preparação para o parto e gestação saudável da WP Pilates & Saúde clicando neste link http://pages.wppilatesesaude.com.br/pilates-para-gestantes-aulasonline

 

Dra. Patrícia de Andrade Valeriano  – Crefito-3/77458-F

Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates na WP Pilates & Saúde
Integrante do grupo das idealizadoras do Projeto Mamãe Saudável
Responsável pelo curso de Pilates para Gestantes na Pilates Avançado

 

 

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