Será que o alongamento muscular beneficia o nosso corpo?

Será que o alongamento muscular beneficia o nosso corpo?

Falar sobre alongamento muscular gera dúvidas, tornando um assunto bem polêmico, pois será que ele realmente nos beneficia?
Há um público que defende a sua importância, outros relatam que não serve para nada e tem pessoas que o fazem sem saber seu real objetivo.


Então o que é alongamento muscular?

São movimentos que geram um afastamento das fibras musculares, separando a origem do músculo de sua inserção (onde termina). Para que isso ocorra de forma saudável, necessitamos de outras estruturas tais como: tendões, ligamentos e articulações, que tem como objetivo de sustentar (estabilizar) os movimentos.

Há pessoas que relatam que alongam para aumentar a flexibilidade, como forma de aquecimento (antes da atividade) para evitar lesões e para diminuir dores e rigidez.

A questão é:
Será que o alongamento cumpre com esses objetivos?

Não. O alongamento não previne lesão, o que previne é o aquecimento que deve ser realizado antes das atividades, pois ele faz com que o coração bombeie mais sangue para os músculos, preparando-os para os exercícios (tanto o aeróbico quanto o de força).

O alongamento a curto prazo promove uma sensação de alívio, pois os músculos relaxam, mas não há comprovação de que auxilia na sua recuperação. Já a médio e a longo prazo, causado por um efeito crônico, pode aumentar a flexibilidade.

Então por que o alongamento é importante?

Um músculo encurtado diminui a sua capacidade de realizar o movimento com precisão e amplitude. Mas para ter realmente uma grande melhora na flexibilidade há estudos que comprovam que o alongamento realizado por 20\30 segundos não irão obter o resultado desejado, para isso deve – se fazer um treino específico para a flexibilidade, que seria exercícios em posição de alongamento com uma duração de 4 a 5 minutos.

O mais relevante é que não é necessária uma grande flexibilidade para realizar tarefas diárias, e sim para alguns esportes específicos, grande parte dos indivíduos possuem uma boa amplitude de movimento fisiológica para realizar essas atividades. Portanto, o treino específico para a flexibilidade é importante de tiver uma limitação no dia a dia, impactando na rotina.

Num geral, o alongamento traz benefícios de relaxamento e de alívio na rigidez muscular, então continue praticando se te faz bem!

Se você gostou dessas informações e conhece alguém que pode se beneficiar compartilhe esse texto e marque essas pessoas nos comentários em nossas redes sociais.

Dra. Nadja Hollerbach Cardoso Ferreira – Crefito-3/121005-F

Fisioterapeuta e instrutora de Pilates na WP Pilates & Saúde

Este post tem um comentário

  1. 18+ gals

    I think the admin of this site is truly working
    hard for his site, since here every data is quality based information.

Deixe uma resposta