A importância de ler os rótulos dos alimentos

A importância de ler os rótulos dos alimentos

Identificar os alimentos in natura é algo fácil, pois a maioria não possui embalagem ou rótulo, são os alimentos mais naturais que encontramos. Os alimentos minimamente processados também não são difíceis de se distinguir, pois eles não devem ter a adição de nenhum outro ingrediente em sua composição (saiba identificar os grupos de alimentos). Por exemplo, na lista de ingredientes de uma embalagem de brócolis congelado, deve constar somente brócolis, assim como na lista de ingredientes de uma embalagem de leite, deve constar somente leite pasteurizado.

Mas diferenciar os grupos pode ficar um pouco confuso quando falamos dos alimentos processados e ultraprocessados, portanto, é imprescindível ler o rótulo dos alimentos para fazer melhores escolhas.

A tabela nutricional é um importante instrumento para se informar sobre a quantidade dos nutrientes daquele alimento. É preciso salientar que nem sempre aquelas informações nutricionais representam todo o pacote, podendo ser referente somente a alguma medida caseira (2 colheres de sopa, 3 unidades de bolacha). Mas é na lista de ingredientes que será possível diferenciar os alimentos processados dos ultraprocessados. Produtos que contenham uma lista de ingredientes com mais de 5 ingredientes e entre eles, ingredientes industriais são considerados ultraprocessados. Além disso, os ingredientes da lista se encontram de forma decrescente, ou seja, do que tem mais para o que tem menos portanto, fique atento aos alimentos que possuem sal, açúcar ou óleo entre os primeiros ingredientes.

Crie o hábito de olhar o rótulo, esta é a melhor forma de saber exatamente o que está consumindo.

Se você gostou dessas informações e conhece alguém que pode se beneficiar compartilhe esse texto e marque essas pessoas nos comentários em nossas redes sociais.

 

Nutricionista Raquel Gaetani – CRN: 15100269

Atendimentos: Rua Capote Valente 1232 – Pinheiros
(valores especiais para clientes da WP Pilates e Saúde).

 

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu
× Chamar no WhatsApp