Conheça alguns mitos e verdades sobre acupuntura

Conheça alguns mitos e verdades sobre acupuntura

Normalmente o paciente que procura a acupuntura já tentou diversos tratamentos, e na maioria dos casos, não obteve o resultado esperado ou quer uma forma de complementar seu tratamento.
Na primeira sessão é realizada uma anamnese e avaliação do paciente, onde o mesmo tira suas dúvidas sobre a técnica.
Selecionei as dúvidas mais frequentes ouvidas no consultório para esclarecer.

O que é acupuntura e para que serve?

A acupuntura é uma técnica milenar, sendo um ramo da Medicina Tradicional Chinesa, que tem como princípio a energia vital (qi) que circula pelo corpo pelos canais de energia, que chamamos de meridianos, os quais possuem ramificações que se ligam aos órgãos.
A palavra acupuntura deriva do latim acum = agulha e punctum = picada ou punção. Através da aplicação das agulhas em pontos específicos, de acordo com o diagnóstico, o corpo entende a mensagem que queremos passar do que é necessário para restabelecer o equilíbrio energético novamente e assim tratar a causa do problema.
A acupuntura trata diversos tipos de doenças físicas e emocionais como: dores em geral, tendinites, artroses, problemas respiratórios, constipação, fibromialgia, ajuda no emagrecimento, a parar de fumar, ansiedade, depressão, insônia, entre outras.

Acupuntura dói?

Assim que colocada a agulha no ponto correto, pode ocorrer uma leve dor local ou sensação de choque, que normalmente o paciente para de sentir em pouco tempo.
Algumas sensações transitórias também podem ocorrer como coceira, sensação de formigamento, sono, algo que se mexe internamente, até mesmo vontade de chorar.
Na maioria das vezes o paciente não sente nada, e raras vezes sente a piora da dor nos primeiros dias após a sessão.

Só utiliza agulha?

Apesar da palavra em português significar agulha e punção, na tradução literal da expressão em chinês designa a acupuntura como Zhen (agulha) e Jiú (fogo, ação de cauteriazar), por esta razão em muitos momentos usamos de outras técnicas como a moxa, que aquece os pontos dos meridianos, entre outras técnicas como ventosa, gua sha, sangrias, massagens. Com a tecnologia a acupuntura agregou outras ténicas que tem grande eficácia como colorpuntura, estimulação com laser, eletroacupuntura, cristais, entre outras técnicas.

A agulha tem remédio?

Como dito anteriormente a agulha não tem medicação pois quando ela é colocada no ponto correto o organismo entende e ele reage na intenção de retomar o equilíbrio energético.

Quantas sessões?
Normalmente é realizada uma sessão por semana, e leva no mínimo de 4 a 5 sessões para o paciente perceber alguma mudança no seu quadro clínico. Porém não tem como fixar um número de sessões, pois cada pessoa é um indivíduo e tem seu próprio tempo de resposta ao tratamento.
A acupuntura tem se mostrado um tratamento eficaz e de grande adesão dos pacientes, quase não possui efeitos colaterais comparado à medicações e são poucas contra-indicações.
Seu efeito é duradouro em casos de doenças crônicas, e em muitos casos chega-se a cura de diversas patologias.

Você ainda possui alguma dúvida sobre a Acupuntura ou alguma sugestão para temas relacionados com a sua saúde e qualidade de vida? Se sim, terei o maior prazer em responder sua duvida e/ou produzir outros textos sobre a sua maior necessidade.

Se você gostou dessas informações e conhece alguém que pode se beneficiar, por favor, compartilhe esse texto e marque essas pessoas nos comentários em nossas redes sociais, assim conseguimos ajudar o maior número de pessoas.

Dra. Cibele André – CREFITO-3/111858-F

Fisioterapeuta e Acupunturista na WP Pilates & Saúde

 

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu
× Chamar no WhatsApp