O mundo de hoje está muito diferente de antigamente. As mulheres simplesmente casavam e logo em seguida já tinham seus filhos, ainda jovem. Hoje em dia a maioria das mulheres dá prioridade à vida profissional e acabam adiando o sonho de ser mãe. Quanto a isso não temos muitos problemas, já que com o avanço da medicina, elas não encontram muita dificuldade. Porém quando a gestação se inicia mais tarde e está associada e outro detalhe que é muito comum, o sedentarismo, começa a diminuir as chances de uma gestação saudável, se a futura mamãe não der prioridade para saúde dela também.
O sedentarismo vai impactar diretamente na gestação, pois já é comprovado em pesquisas, que quanto mais ativa é a gestante, mais tranquilamente ela irá passar por todas as alterações fisiológicas e emocionais que acontecem durante a gestação.
O ideal mesmo seria que toda mulher quando tivesse a intenção de engravidar já começasse a trabalhar o fortalecimento, a flexibilidade e a resistência. É como se pensasse em preparar o “terreno” para receber o seu bem mais precioso.
Com a liberação do médico, e o pré – natal tudo em ordem, além de pensar em todas as mudanças que vão acontecer na casa, a gestante deve se organizar para iniciar um programa de cuidados com a saúde e o corpo. Que devem incluir uma atividade física com um profissional especializado.
O Pilates é um método extremamente indicado para esse público, principalmente pela utilização de princípios como a respiração e a ativação da musculatura profunda de tronco e assoalho pélvico. Além da busca constante pelos alinhamentos e consequentemente uma boa postura.
Quando bem aplicado o método traz muitos benefícios, entre eles estão: estabilização da coluna lombar, diminuindo as dores; fortalecimento de assoalho pélvico. Além de não sobrecarregar as articulações é de baixo impacto e risco para os dois. É por esses e outros tantos benefícios, que o Pilates tem se tornado uma das modalidades preferidas das gravidinhas e muito indicado pelos obstetras.
Na maioria das vezes se a gestante já era praticante do método Pilates, o médico autoriza que continue, mas no caso de ser uma mulher sedentária, eles pedem para que espere o primeiro trimestre passar.
Mas o mais importante é que assim que estiver com a autorização médica em mãos, o quanto antes iniciar a praticar o método, maiores serão os benefícios para a futura mamãe e o bebê. Os exercícios de fortalecimento, alongamento e estabilidade de tronco utilizados no Pilates são extremamente seguros, desde que utilizados da maneira correta e com as devidas adaptações.
Outro benefício muito importante, que não me canso de ressaltar, é a rápida recuperação do corpo no pós-parto. Mas é claro que não podemos esquecer-nos de continuar cuidando com os exercícios, nesta fase também.
Por isso e tantos outros motivos que falaremos em outras matérias, não deixe de cuidar da “casa temporária” do seu BEM MAIS PRECIOSO, seu bebê. Dê prioridade a VOCÊ!!
Conheça o Programa de Preparação para o parto e gestação saudável da WP Pilates & Saúde clicando neste link http://pages.wppilatesesaude.com.br/pilates-para-gestantes-aulasonline
Dra. Patricia de Andrade Valeriano – Crefito-3/77458-F
Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates na WP Pilates & Saúde
Idealizadoras do Projeto Mamãe Saudável
Responsável pelo curso de Pilates para Gestantes na Pilates Avançado – VOLL