E o parto está mais próximo – Terceiro trimestre da Gestação

Neste terceiro trimestre a gestante já está com a barriga bem maior, e com esse aumento de peso e volume, o centro de gravidade será deslocado para frente, aumentando ainda mais as alterações posturais comuns da gestação.

O decúbito dorsal vai ficando ainda mais difícil. Sendo assim vamos explorar ainda mais o posicionamento de pé, sentada no chão ou sobre a bola e seis apoios.

Neste momento devemos continuar com os fortalecimentos e alongamentos que estavam sendo realizados. Os exercícios respiratórios serão de grande importância também nesta fase já que o diafragma será empurrado para cima pelo crescimento do útero, gerando um esforço respiratório ainda maior.

Devemos dar uma ênfase maior às mobilizações pélvicas, que estimulam a abertura da pelve e relaxamento do assoalho pélvico. Quando estiver mais no final da gestação em que o grande momento está se aproximando, podemos realizar a posição de cócoras, estimulando assim uma abertura da pelve e incentivando o parto normal.

Não existem contra – indicações para continuar com os exercícios do Pilates até o final da gestação, isso vai depender bastante de cada gestante, o quanto ganhou de peso, se conseguiu praticar os exercícios regularmente, e se ainda continua disposta para a prática, ou até mesmo se houve alguma intercorrência nesses últimos momentos. Precisaremos da liberação médica a cada nova consulta pré–natal.

Conheça o Programa de Preparação para o parto e gestação saudável da WP Pilates & Saúde clicando neste link http://pages.wppilatesesaude.com.br/pilates-para-gestantes-aulasonline

Dra. Patricia de Andrade Valeriano – Crefito-3/77458-F

Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates na WP Pilates & Saúde

Idealizadora do Projeto Mamãe Saudável

Responsável pelo curso de Pilates para Gestantes na Pilates Avançado

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Chamar no WhatsApp