Exercícios em Suspensão para gestantes

Exercícios em Suspensão para gestantes

O segundo trimestre, é conhecido como o trimestre da disposição. A gestante já não sente mais os enjoos e desconfortos do início da gestação, portanto está bem disposta para a prática de exercícios. E neste momento as aulas de Suspensus são muito bem-vindas, e conseguem ficar ainda mais dinâmicas, e com uma maior variedade de exercícios.

Se essa aluna já estava praticando desde o primeiro trimestre, com certeza será ainda mais tranquilo a execução dos movimentos e princípios, porém o mais comum é a gestante chegar para o Pilates, a partir desse trimestre, sendo sedentária que não praticava nenhuma atividade física anteriormente.

Sendo assim os nossos cuidados serão ainda maiores, pois não devemos avançar muito com os exercícios para que não exceda o nível de atividade dela antes da gestação.

Com o Suspensus conseguimos aumentar ainda mais o trabalho de estabilidade postural que é de extrema importância para o trabalho de fortalecimento de abdômen. A instabilidade que os equipamentos proporcionam durante a realização dos exercícios, obrigam que a gestante esteja mais concentrada nos exercícios e ativando o power house para executá-los de uma forma mais segura.

Devemos tomar alguns cuidados a partir do momento que a barriga começa a crescer e ficam desconfortáveis certos posicionamentos. Um outro cuidado bem importante, é não colocar essa aluna em risco de quedas, sempre pensar em posicionamentos seguros e confortáveis.

A relaxina está bastante atuante no corpo dessa mulher, e por esse motivo, temos que evitar alongamentos excessivos. Um outro benefício interessante é o alongamento de MMSS, que está bem presente nos exercícios do método, e estas são musculaturas que normalmente se apresentam encurtadas, devido às mudanças posturais que ocorrem ao longo da gestação.

As aulas do método são bem dinâmicas e divertidas, o que acabam por distrair essa aluna, que nem sempre está tão disposta para os exercícios. Assim conseguimos trabalhar bastante os fortalecimentos e alongamentos de membros inferiores e membros superiores. Além da mobilidade de coluna e pelve, e estabilização de tronco e cintura escapular.

Devemos também dar bastante ênfase na ativação de assoalho pélvico e também transverso do abdômen, já que a musculatura do reto abdominal perdeu bastante função devido ao seu estiramento.

Com os devidos cuidados, conseguimos aproveitar bastante o repertório de exercícios, sempre de uma maneira confortável e prazerosa para a futura mamãe.

Conheça o Programa de Preparação para o parto e gestação saudável da WP Pilates & Saúde clicando neste link http://pages.wppilatesesaude.com.br/pilates-para-gestantes-aulasonline

Dra. Patricia de Andrade Valeriano – Crefito-3/77458-F

Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates na WP Pilates & Saúde

Integrante do grupo das idealizadoras do Projeto Mamãe Saudável

Responsável pelo curso de Pilates para Gestantes na Pilates Avançado

 

 

Deixe uma resposta