GESTAÇÃO X OLIMPÍADAS

GESTAÇÃO X OLIMPÍADAS

Vocês devem imaginar o quanto um atleta se dedicou para atingir o índice desejado, a medalha de ouro, o reconhecimento de um patrocinador. Ele precisou treinar muito, mas muito mesmo, dedicou a maioria do seu tempo para PREPARAR o seu corpo e sua mente para uma das mais importantes competições da sua vida.

Ele planejou, com a ajuda de profissionais especialistas, todas as fases do seu treinamento, com muito cuidado e comprometimento. E enfim, foi trilhando a caminhada, rumo ao objetivo final, sem ter a certeza de que seria Campeão, mas que daria o seu melhor para chegar o mais próximo possível.

Podemos comparar a felicidade da conquista de uma olimpíada, com o nascimento de um filho? Porque muitas mulheres, não se preparam de uma maneira adequada, não buscam a ajuda de profissionais especialistas, e mesmo assim querem alcançar o maior prêmio, que é uma gestação tranquila e um parto sem complicações, como sempre sonhou?

O ideal seria quando uma mulher é despertada para o desejo de engravidar, ela deveria buscar os profissionais qualificados para auxiliar nesse momento.  Já inicialmente é importante a escolha de um obstetra que esteja bem disposto, e com as idéias parecidas da futura mamãe.  Ao mesmo tempo em que se preocupam em começar a ingestão de ácido fólico, deveriam já iniciar os cuidados com o corpo, com o auxílio de um profissional especializado em lidar com esse público. O fortalecimento da musculatura global será de grande valia desde antes ou até mesmo desde o início da gestação, claro que com muito cuidado e bem orientado por esse profissional.

Outro item de extrema importância que todas deveriam se preocupar independente da via de parto, é o Assoalho pélvico. Portanto devem fazer uma avaliação com um fisioterapeuta especialista e de confiança. Essa musculatura será o “chão” onde o útero que está com o seu bem mais precioso, irá repousar. Portanto esses músculos devem ser fortalecidos e também, devem saber o momento certo de relaxar.

Segue abaixo a opinião de uma obstetra renomada Dra. Edinalva Braz, com anos de experiência profissional.

“A gravidez é uma maratona de 9 meses, durando em média 39 a 42 semanas.

Como as futuras mamães estão se preparando para chegar ao final desses 9 meses? Com certeza mais conscientes e dispostas a colaborar de forma mais efetiva durante toda a gestação rumo ao momento mais esperado: a chegada do bebê!

Cada trimestre é marcado por alterações fisiológicas corporais e psicológicas importantes, a gestante precisa participar de todo esse processo sentindo-se acolhida, orientada e acompanhada por profissionais especializados. Mudanças na rotina se fazem necessário; desde uma dieta balanceada ao tipo de profissão que exerce. Uso de medicamentos sem prescrição médica deve ser evitados assim como o cigarro e o álcool.

Como você se imagina no momento do parto?

Como foi ressaltado pela fisioterapeuta Patrícia de Andrade: é de extrema importância o fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico, independente do tipo de parto se normal ou cesárea. Esses músculos são responsáveis pela suspensão da bexiga do útero e intestino. Durante a gravidez os músculos do assoalho pélvico apoiam o peso “extra” do útero e do bebê.

A preparação desse grupo de músculos é fundamental na abreviação do período expulsivo do parto, na prevenção da incontinência urinária, e na recuperação do períneo (área entre a vagina e o ânus) após o nascimento do bebê.”

E aí vamos nos preparar para ir em busca da medalha olímpica???

Conheça o Programa de Preparação para o parto e gestação saudável da WP Pilates & Saúde clicando neste link http://pages.wppilatesesaude.com.br/pilates-para-gestantes-aulasonline

 

Dra. Patricia de Andrade Valeriano – Crefito-3/77458-F

Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates na WP Pilates & Saúde

Integrante do grupo das idealizadoras do Projeto Mamãe Saudável

Responsável pelo curso de Pilates para Gestantes na Pilates Avançado (www.pilatesgestantes.com.br)

 

Dra. Edinalva Braz

Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Associação Médica Brasileira e FEBRASGO

Especialista em Sexualidade Humana pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FAMUSP

Qualificação em Colposcopia pela Soc. Bras. de Patologia Cervical.

 

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu
× Chamar no WhatsApp