Você sabe o que fazer para correr sem dor?

Você sabe o que fazer para correr sem dor?

A corrida é uma modalidade esportiva que conquista milhares de adeptos pelo mundo todo. É considerado como um grande aliado para eliminar a gordura corporal, sendo que possuem inúmeros outros benefícios como à melhora do estresse e da ansiedade, resultando em maior qualidade de sono; também diminui o nível de colesterol aumentando a capacidade cardiorrespiratória.

Porém por ser um esporte que gera um grande impacto nas articulações do joelho, tornozelo, pé, quadril e coluna vertebral, é esperado um grande número de lesões nessas regiões, podendo destacar:
• Hérnia de disco lombar;
• Fascite plantar (inflamação na sola do pé);
• Condromalácia patelar;
• Tendinite do calcâneo;
• Canelite (síndrome de estresse tibial medial);
• Distensão muscular (estiramento excessivo das fibras musculares, bem comum na panturrilha e na região posterior da coxa).

Vamos pensar sobre uma questão…

Quantas pessoas você conhece que gostaria de correr e não consegue devido a dores ou lesões?

É ruim ficar impedido de praticar o esporte que você adora e que te traz muito prazer?

Você gostaria de correr mais e as dores atrapalham o seu rendimento?

Para que todos possam praticar continuamente a corrida sem dores e desconforto, é de extrema importância que entendam os fatores associados ao mecanismo de lesão, para tomar medidas preventivas tais como associar a corrida com o fortalecimento dos músculos profundos que são responsáveis por estabilizar as articulações que sofrem o maior impacto e sobrecarga durante a atividade.

Atualmente o método Pilates têm demonstrado excelentes resultados como complemento de diversos esportes, assim como a corrida, pois proporciona alongamento e fortalecimento em todo corpo, com ênfase no fortalecimento das fibras musculares mais profundas (responsáveis pela estabilização das articulações) servindo de proteção.

Os exercícios devem ser realizados de forma individualizada e personalizada, de acordo com a necessidade de cada pessoa, e traz inúmeros benefícios tais como:
• Melhora da flexibilidade;
• Aumenta o tônus muscular;
• Melhora da coordenação motora e equilíbrio;
• Promove maior sustentação de todas as articulações do corpo;
• Diminui estresse e ansiedade;
• Previne lesões articulares;
• Alinha a postura;
• Fortalece o assoalho pélvico e músculos abdominais;
• Melhora da consciência corporal.

Através dos princípios do Pilates (respiração, centralização, concentração, controle e fluidez) podemos nos beneficiar com a melhora da performance na corrida e na prevenção de lesões que são comuns neste esporte.

Para melhora do desempenho da corrida, deve-se estabelecer um programa de treinamento onde o corredor faz um treino específico, estabelecendo metas desde educativo para correção da técnica de corrida e principalmente manter uma frequência de treino, para que o organismo de adapte aos estímulos dados durante a atividade.
É importante ressaltar um calçado adequado, pois pode evitar lesões futuras, eles são de acordo com o tipo de pisada de cada pessoa, podendo ser para pisadas neutras, pronadas ou supinadas.

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Dra. Nadja Hollerbach Cardoso Ferreira – Crefito-3/121005-F
Fisioterapeuta e instrutora de Pilates na WP Pilates & Saúde

 

 

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