Você sofre de ansiedade?

Você sofre de ansiedade?

Preocupação excessiva, problemas com o sono, tensão muscular, dor generalizada, indigestão crônica, perfeccionismo, se você se identificou com algum desses sintomas, é muito provável que você sofra de ansiedade.

A ansiedade é vivida por quase todos, de tempos em tempos, em situações como: falar em público, viajar de avião ou quando está passando por alguma dificuldade financeira. Porém, para alguns, ela se torna muito frequente, ou muito forte, sendo vivida e sentida em quase todos os momentos da sua vida.
Não é fácil identificar se a ansiedade passou da “normalidade” e se tornou um transtorno com impacto social, mas existem alguns indícios que podem ser verificados por profissionais capacitados como psicólogos e psiquiatras, e assim tratados.

Morar em grandes cidades, viver atrasado para os compromissos, trabalhar por muitas horas, ter poucas horas de sono, má alimentação e sedentarismo, auxiliam no aumento da ansiedade. De acordo com o Medicina Tradicional Chinesa, esses fatores geram desarmonia entre a energia (Qi) do corpo e mente, e por isso adoecemos. Desta forma, a acupuntura entra no tratamento da ansiedade para reequilibrar essa energia.

Nos casos mais graves, onde o paciente encontra-se em estágios crônicos como: síndrome do pânico, transtorno obsessivo-compulsivo, fobias ou transtorno de ansiedade generalizada, a acupuntura atua como tratamento complementar à terapias com psicólogos e psiquiatras, e em muitos momentos com tratamento medicamentoso.

A grande vantagem da acupuntura no tratamento é que os efeitos colaterais são quase nulos, quando comparados com o tratamento medicamentoso e possui uma visão do paciente como um todo, tratando doenças e dores associadas.

Não existe uma fórmula para o tratamento da ansiedade com acupuntura pois o tratamento é individualizado e específico para cada caso. Muitos pacientes chegam ao consultório para tratamento de alguma dor crônica ou alguma doença como gastrite, e na maioria das vezes sem saber, a ansiedade e preocupação excessiva é a causa dessas dores ou doenças. Apesar da acupuntura ainda não ser comprovada cientificamente, os resultados na prática mostram que são de grande eficácia nas patologias emocionais.

Se você gostou dessas informações e conhece alguém que pode se beneficiar, por favor, compartilhe esse texto e marque essas pessoas nos comentários em nossas redes sociais, assim conseguimos ajudar o maior número de pessoas.

Dra. Cibele André – CREFITO-3/111858-F

Fisioterapeuta e Acupunturista na WP Pilates & Saúde

 

 

Deixe uma resposta