Benefícios do método Pilates na postura corporal

Benefícios do método Pilates na postura corporal

Uma boa postura é definida como aquela em que nosso corpo adquire uma posição específica para realizar uma atividade e essa posição é realizada com o mínimo de esforço muscular, com alinhamento das articulações, ossos e músculos.

Manter uma postura correta no dia a dia e na realização das nossas atividades físicas permite ao nosso corpo ter uma funcionalidade adequada, ou seja, uma boa competência dos músculos e articulações em conjunto, diminuindo sobrecargas e evitando qualquer possível dor. Do contrário, uma postura inadequada pode ocasionar em dor e disfunções musculoesqueléticas.

Fatores que influenciam o aparecimento de uma má postura

Diversas condições clínicas e fatores extrínsecos influenciam de maneira significativa na postura corporal, contribuindo para uma má postura. Segue alguns exemplos:

– Hereditariedade;

– Ficar por longos períodos na posição sentada (como acontece no home office, por exemplo);

– Sedentarismo, que contribui para o enfraquecimento de musculaturas que estabilizam nossa coluna e são muito importantes para a nossa postura corporal;

– Locais inadequados de trabalho, como por exemplo uma mesa de computador muito baixa e/ou não compatível com a sua altura, contribuindo para uma postura com a coluna vertebral curvada a frente;

– Estresse e ansiedade, contribuindo para o aparecimento de tensões musculares;

– Falta de mobilidade articular;

A postura corporal inadequada pode desencadear diversas repercussões negativas no nosso corpo.

Uma vez que existe uma alteração da postura, o nosso corpo tenta encontrar formas de manter um bom alinhamento postural da nossa coluna vertebral e uma funcionalidade adequada, e para conseguir, ele realiza compensações em outras articulações e musculaturas, que por sua vez se sobrecarregam, desencadeando dor, desconfortos e disfunções, que vão causar alterações na postura, implicando em um ciclo vicioso.

Como o Pilates pode ajudar na melhora da postura corporal?

O método Pilates é um excelente aliado na melhora da postura corporal, uma vez que tem como princípio a ativação da musculatura profunda do nosso tronco que estabiliza a nossa coluna vertebral, provendo o alinhamento postural adequado.

O método busca o bom alinhamento corporal aliado a funcionalidade, para que dessa forma, nós consigamos realizar nossas atividades do dia a dia de forma adequada e sem dor.

Para alcançarmos esses objetivos, trabalhamos então com o crescimento axial (uma postura realizada com o objetivo de ganhar espaço intra-articular e diminuir a sobrecarga sobre a coluna), com a ativação das musculaturas profundas que estabilizam o tronco, propiciando a elas uma resistência para conseguir manter um bom alinhamento da coluna vertebral e com a correção de desequilíbrios musculares. Tudo isso com o objetivo de corrigir as compensações, diminuir a sobrecarga sobre as articulações e por fim, prevenir e/ou aliviar a dor.

Dra. Letícia Dias Pinto de Oliveira – Crefito 3/259894-F

© 2020 Feito por Sala5 Comunicação.