Para algumas mulheres, o final da gestação é cercado de cansaço, correria, ansiedade e de muitos desconfortos no corpo. Entre o sétimo e o nono mês podem aparecer incômodos como azia, insônia, câimbras e inchaços.
Aprender a lidar com esses incômodos é muito importante para evitar o estresse antes do parto. Neste artigo separei algumas dicas que vão te ajudar a diminuir os desconfortos do final da gestação:
As dores nas costas, principalmente na região lombar, acontecem por conta do tamanho da barriga e do peso do bebê. Para aliviar as dores nas costas o ideal é fortalecer a musculatura das costas com exercícios que realizamos no Pilates.
Outra dica para aliviar as dores é aplicar uma compressa morna sobre as costas e diminuir a quantidade de esforços.
O cansaço é um dos desconfortos do final da gestação mais comuns entre as gestantes. A cada semana o peso da barriga vai aumentando e a mulher começa a ter dificuldades para respirar e se locomover e isso gera falta de oxigenação em alguns momentos.
É muito importante que no período final da gravidez a gestante se preocupe em realizar exercícios de respiração para controlar a entrada de ar e regular o fluxo sanguíneo no corpo.
Outra recomendação é apostar no consumo de alimentos como maçã e folhas verdes, hidratar-se bastante e dormir pelo menos oito horas por dia.
Toda a preocupação e ansiedade com a hora do parto pode causar noites mal dormidas.
O ideal é criar uma rotina de sono, diminuir os cochilos da tarde e fazer exercícios mais relaxantes durante a noite. Assim o sono noturno será muito mais saudável e relaxante.
No final da gestação, o aparecimento de câimbras vai aumentando, principalmente no período da noite.
Uma dica para aliviar essas dores intensas e inesperadas é fazer alongamento e durante a ocorrência alongar os membros inferiores, que são os mais afetados pelas câimbras.
Outra coisa que a gestante pode fazer é ingerir muito líquido e consumir alimentos ricos em magnésio.
O inchaço nos pés e pernas é bastante comum no final da gravidez, a causa disso é a retenção de líquidos. Com o aumento do útero as veias e vasos sanguíneos ficam mais comprimidos, prejudicando o fluxo sanguíneo.
Para diminuir o inchaço o mais recomendado é a prática de alguma atividade física. A gestante também deve evitar o excesso de sal e, se possível, fazer drenagem linfática para remover os excessos de líquido.
Além disso, o obstetra também pode recomendar o uso de meias compressivas.
Todos esses incômodos são bastante comuns no fim da gestação, mas também podem surgir em outros períodos. E para que esses desconfortos durem o mínimo de tempo possível o ideal é começar o quanto antes a prática de exercícios físicos e ter uma alimentação balanceada!
Dra. Patricia de Andrade Valeriano – Crefito-3/77458-F
Fisioterapeuta e diretora técnica da clínica WP Pilates & Saúde
© 2021 Feito por Sala5 Comunicação. Razão social: WP Fisioterapia e Saúde Ltda CNPJ: 18.804.945/0001-21