Como diminuir os desconfortos do final da gestação?

Como diminuir os desconfortos do final da gestação?

Para algumas mulheres, o final da gestação é cercado de cansaço, correria, ansiedade e de muitos desconfortos no corpo. Entre o sétimo e o nono mês podem aparecer incômodos como azia, insônia, câimbras e inchaços.

Aprender a lidar com esses incômodos é muito importante para evitar o estresse antes do parto. Neste artigo separei algumas dicas que vão te ajudar a diminuir os desconfortos do final da gestação:

1. Dor nas costas

As dores nas costas, principalmente na região lombar, acontecem por conta do tamanho da barriga e do peso do bebê. Para aliviar as dores nas costas o ideal é fortalecer a musculatura das costas com exercícios que realizamos no Pilates.

Outra dica para aliviar as dores é aplicar uma compressa morna sobre as costas e diminuir a quantidade de esforços.

2. Cansaço

O cansaço é um dos desconfortos do final da gestação mais comuns entre as gestantes. A cada semana o peso da barriga vai aumentando e a mulher começa a ter dificuldades para respirar e se locomover e isso gera falta de oxigenação em alguns momentos.

É muito importante que no período final da gravidez a gestante se preocupe em realizar exercícios de respiração para controlar a entrada de ar e regular o fluxo sanguíneo no corpo.

Outra recomendação é apostar no consumo de alimentos como maçã e folhas verdes, hidratar-se bastante e dormir pelo menos oito horas por dia. 

3. Insônia

Toda a preocupação e ansiedade com a hora do parto pode causar noites mal dormidas.

O ideal é criar uma rotina de sono, diminuir os cochilos da tarde e fazer exercícios mais relaxantes durante a noite. Assim o sono noturno será muito mais saudável e relaxante. 

4. Câimbras

No final da gestação, o aparecimento de câimbras vai aumentando, principalmente no período da noite. 

Uma dica para aliviar essas dores intensas e inesperadas é fazer alongamento e durante a ocorrência alongar os membros inferiores, que são os mais afetados pelas câimbras. 

Outra coisa que a gestante pode fazer é ingerir muito líquido e consumir alimentos ricos em magnésio.

5. Inchaço

O inchaço nos pés e pernas é bastante comum no final da gravidez, a causa disso é a  retenção de líquidos. Com o aumento do útero as veias e vasos sanguíneos ficam mais comprimidos, prejudicando o fluxo sanguíneo.

Para diminuir o inchaço o mais recomendado é a prática de alguma atividade física. A gestante também deve evitar o excesso de sal e, se possível, fazer drenagem linfática para remover os excessos de líquido.

Além disso, o obstetra também pode recomendar o uso de meias compressivas.

Todos esse incômodos são bastante comuns no fim da gestação, mas também podem surgir em outros períodos. E para que esses desconfortos durem o mínimo de tempo possível o ideal é começar o quanto antes a prática de exercícios físicos e ter uma alimentação balanceada!

Dra. Patricia de Andrade Valeriano – Crefito-3/77458-F
Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates na WP Pilates & Saúde
Integrante do grupo das idealizadoras do Projeto Mamãe Saudável
Responsável pelo curso de Pilates para Gestantes na Pilates Avançado

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