Viver sem dores é possível

Viver sem dores é possível

De acordo com estudo feito pela Sociedade Brasileira de Estudos da Dor (SBED), a Universidade Federal de Santa Catarina, Faculdade de Medicina do ABC e uma clínica de tratamento da dor, mais de 60 milhões de pessoas convivem com a dor crônica somente no Brasil. Um problema que ao longo do tempo pode causar problemas não apenas de saúde, mas também psicológicos e emocionais.

Sentir dor é ruim, mas viver diariamente com ela é insuportável. Isso pode transformar qualquer atividade simples em um terrível pesadelo. Às vezes, começa com uma pequena pontada, mas, quando vemos, já não conseguimos encontrar uma posição confortável ou realizar um movimento pleno, e pior: a nossa vida começa a girar em torno desse desconforto.

A dor musculoesquelética é a dor mais prevalente na população mundial, atingindo todas as faixas etárias. Essas dores estarão presentes na vida de todos os adultos em algum momento ao longo de sua vida, seja em um único episódio ou de maneira recorrente. A dor é algo fisiológico, necessário para nossa proteção, desencadeando um reflexo por exemplo ou servindo como sinal de alerta de que algo não está funcionando corretamente no nosso corpo. 

Alterações tanto no mecanismo de percepção da dor como no mecanismo de bloqueio ao estímulo doloroso são danosas e podem acarretar quadros crônicos de dor. A resposta a dor é multifatorial e tem envolvimento até com a cultura de cada indivíduo. Certamente, o estilo de vida pode desencadear ou manter uma dor. E isso terá impacto na sua qualidade de vida: independência, humor, relacionamentos e até produtividade. Por isso, separamos abaixo algumas dicas para que você viva sem dor:

Alimente-se bem

Evite ao máximo alimentos que promovam ou que estimulem o quadro inflamatório tecidual. Alguns tipos de alimentos por exemplo, desencadeiam ou mantém um estado inflamatório constante no corpo, como é o caso do açúcar, leite e o excesso de glúten. Utilizar alimentos adequados alivia as dores, já que certos nutrientes são responsáveis pela síntese dos neurotransmissores (mensageiros cerebrais) associados à sensibilidade, dor e sensação de bem-estar. Uma alimentação variada, rica em legumes, verduras, frutas, grãos e sementes, terá efeito anti-inflamatório no seu corpo, bem como fortalecedor do sistema imunológico, para prevenir e combater doenças.

Controle o estresse

O estresse desregula o mecanismo da dor, exacerbando ou mantendo por tempo prolongado o estímulo doloroso. A tensão ainda provoca mais estresse muscular, podendo desencadear crises dolorosas.

Pratique exercícios

As endorfinas, substância liberada durante e após o exercício são analgésicas e geram sensação de prazer, atenuando as dores existentes e prevenindo dores futuras, pelo fortalecimento global articular e muscular. Sempre importante descobrir qual a melhor atividade, intensidade e frequência para você, por meio de uma avaliação médica e de um profissional educador físico.

Utilize terapias naturais e manuais

Cada organismo reage diferente a um tipo de tratamento, portanto, procure estímulos variados para aliviar suas dores, da maneira mais natural possível: fisioterapia, osteopatia, dentre outros recursos, podem ser um alívio muito eficaz e te surpreender com os resultados. Viver sem dores, de forma plena, com as capacidades físicas e mentais preservadas, com certeza é o primeiro passo para ser feliz.

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