Saiba como prevenir lesões no jogo de Tênis
MONTE-CARLO, MONACO - APRIL 15: Rafael Nadal of Spain in action against Lucas Pouille of France during day four of the Monte Carlo Rolex Masters tennis at the Monte-Carlo Sporting Club on April 15, 2015 in Monte-Carlo, Monaco. (Photo by Julian Finney/Getty Images)

Saiba como prevenir lesões no jogo de Tênis

No passado o Tênis era praticado apenas por uma classe econômica mais rica devido aos custos altos para a prática e os poucos locais disponíveis, mas felizmente já temos essa modalidade difundida para um número maior da população e com isso até revelando novos talentos brasileiros.

No entanto, com o aumento do número de pessoas praticando Tênis (de forma amadora e profissional) também observamos uma maior incidência de lesões por sobrecarga e traumatismos (com cerca de 50% à 70% acometendo os membros inferiores e coluna vertebral) que ocorrem em decorrência dos treinos e principalmente nos períodos de torneios.

Hoje o Tênis é considerado o esporte praticado com raquete mais popular, que exige um bom condicionamento físico, coordenação motora, resistência e potência muscular, além de muita agilidade.

Precisamos salientar a importância de aprender a técnica adequada para jogar Tênis, pois muitas pessoas iniciam os treinos/jogos sem orientação de um profissional de educação física preparado para ensinar os fundamentos e técnicas, com isso aumenta ainda mais as chances de lesões e dores.

Inclusive pesquisas apontam que jovens estão lesionando-se com maior frequência, podendo estar relacionado a uma prática competitiva em excesso, com baixo condicionamento físico e sem orientação e/ou com pouca informação.

Além da preparação técnica é fundamental a preparação física

Devem ser realizados exercícios globais para a melhora do condicionamento físico, assim como pensando na prevenção de lesões, devemos obter o equilíbrios entre as cadeias musculares (com o fortalecimento e alongamento muscular e a mobilidade articular), com a ênfase no fortalecimento da musculatura profunda que estabiliza o nosso corpo e garante a manutenção de uma boa postura, com melhorando a funcionalidade e consequentemente a performance esportiva.

O método Pilates têm demostrado excelentes resultados no trabalho postural, e muitos atletas profissionais já utilizam como parte da sua preparação física pensando na prevenção de lesões, assim como na melhora da performance.

Pois os exercícios são aplicados com o máximo de alinhamento corporal, associados aos princípios do método (concentração, centralização, respiração, precisão, controle e fluidez) que garantem um trabalho integral do corpo e mente, onde observamos o equilíbrio corporal com o fortalecimento de dentro para fora, ou seja, da musculatura que estabiliza as articulações, e também de mobilizações e alongamentos para segmentos que apresentam limitações de movimentos (hipomobilidade).

 

Se você gostou dessas informações e conhece alguém que pode se beneficiar compartilhe esse texto e marque essas pessoas nos comentários em nossas redes sociais.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Chamar no WhatsApp