Conceito “Articulação por Articulação”

Conceito “Articulação por Articulação”

Nós como seres humanos somos um conjunto de ações sendo executadas simultaneamente. O aparelho locomotor também se utiliza dessa ideia e não podemos apenas focar a lupa em um único lugar quando vamos averiguar uma disfunção musculoesquelética.

Iremos falar sobre a ideia do conceito “articulação por articulação”, termo utilizado por Gray Cook (fisioterapeuta) e Mike Boyle (educador físico) para descrever que “O corpo pode ser descrito como uma pilha de articulações, com cada uma delas tendo uma função predominante de mobilidade ou de estabilidade”.

Com esse pensamento podemos utilizar a mesma ideia para fazer uma “investigação” mais global de uma disfunção musculoesquelética de um paciente.

Se o individuo traz uma queixa de lombar e somente focamos na região do quadro doloroso, ficamos limitados para achar a real causa da dor.

A tal ideia de articulação por articulação nos diz qual o segmento articular tem predominância de função:

  • Tornozelo: Mobilidade
  • Joelho: Estabilidade
  • Quadril: Mobilidade
  • Lombar: Estabilidade
  • Torácica: Mobilidade
  • Cintura Escapular: Estabilidade
  • Ombro: Mobilidade

Se um dos segmentos citados acima traz uma função não predominante, provavelmente uma articulação acima ou abaixo estará sofrendo e desempenhando dupla função.

Ex: se houver um bloqueio/hipomobilidade de quadril é provável que a coluna lombar (estabilidade) tenha que executar a função de mobilidade, aumentando assim sua demanda e tendo dupla função.

O dever do fisioterapeuta é se atentar as prováveis disfunções a distância da área da queixa dolorosa, para que se possa tratar a causa e não somente sintomas advindos de outro local. Sempre pensando em dar mobilidade para áreas hipomóveis e estabilidade para áreas hipermóveis, através de exercícios funcionais para mobilidade e fortalecimento.

Se você gostou dessas informações e conhece alguém que pode se beneficiar compartilhe esse texto!

Dr. Neto Ribeiro – Crefito3\ 257794-F
Fisioterapeuta e instrutor de Pilates na WP Pilates & Fisioterapia

Deixe uma resposta

Fechar Menu
× Chamar no WhatsApp