Crossfit X Lesão

Crossfit X Lesão

Sempre ouço de muitas pessoas: “me machuquei no box de Crossfit e não sei se volto não”.

Será que a prática do crossfit te machucou ou não ouvir seu corpo de alguma maneira contribuiu para uma lesão?

O índice de lesão do Crossfit comparada a outras modalidades não é tão discrepante. Nos esportes foram encontradas taxas de 2,3 a 33 lesões na corrida de rua, 5,4 no triatlo, 5,45 na ginástica, 9,6 no futebol e 26,7 no rugby, a cada 1.000 horas de treinamento.

O risco de lesão do crossfit é bem próximo de outras atividades esportivas mais comuns.

Quero chegar ao ponto que, assim como toda modalidade esportiva você estará exposto a índices de lesões dependendo da maneira que você expõe.

Há muitos fatores envolvidos como:

  • Lesões prévias;
  • Tempo de intervalo de um treino e outro;
  • Método do box não fazer adaptações corretas para quem tem dificuldades em alguns exercícios;
  • Pouca parcimônia do próprio praticante em relação ao aumento de cargas e repetições;
  • Pouco aprimoramento técnico para o aumento de demanda do praticante

O crossfit é uma atividade complexa que envolve muitos gestos de várias outras atividades físicas, trabalhando o corpo de maneira global e desafiando todas as valências de cada indivíduo. Sendo assim, o olhar do fisioterapeuta para o paciente tem de ser a mais assertiva possível para que ele possa se reabilitar dentro das funções que ele executa na prática e poder voltar aos box com confiança.

O crossfit machuca tanto quanto outra atividade física/esportiva, sendo assim a procura por bons profissionais e espaços é muito importante, assim como a procura de um fisioterapeuta do esporte é de suma importância quando se tem uma lesão já ocorrida ou mesmo quando se procura melhora da performance em qualquer atividade esportiva.

© 2021 Feito por Sala5 Comunicação.           Razão social: WP Fisioterapia e Saúde Ltda                                                                               CNPJ: 18.804.945/0001-21