Cuidados com o corpo durante a gestação: vias de parto

Cuidados com o corpo durante a gestação: vias de parto

Devo preparar meu corpo para a gestação mesmo escolhendo o parto via cesariana?

A gestação gera inúmeras modificações anatômicas, fisiológicas e biomecânicas no corpo da mãe, com o objetivo de suportar o desenvolvimento e o crescimento do seu bebê.

Tantas adaptações acabam por gerar, muitas vezes, desconfortos e outras condições patológicas que necessitam de cuidados especializados.

Dentre os desconfortos que podem ocorrer, podemos destacar a dor pélvica e lombar, incontinência urinária e constipação/intestino preso, e, entre as condições patológicas, podemos destacar, hipertensão e diabetes gestacional, por exemplo.

São modificações naturais durante o período gestacional, mas nem sempre são tranquilas. Por isso é tão importante procurar auxílio.

Importância do preparo do corpo na gestação independente da via de parto

O preparo do corpo para a gravidez busca a promoção de uma gestação saudável, visando de modo geral, prevenir e/ou minimizar os possíveis desconfortos e condições patológicas, como citei acima, além de melhorar questões emocionais como a ansiedade e estresse, pelo simples fato da gestante conhecer melhor o seu corpo e se sentir preparada quando chegar a hora do parto.

Portanto, independente da via de parto, toda mulher vai apresentar essas alterações durante a gestação, e isso já é o suficiente para buscar o preparo do corpo para todas essas modificações, com o objetivo de passar pela gestação de uma forma mais tranquila e saudável para a mãe e o bebê, além de ter uma influência significativa na recuperação pós-parto.

Exercício físico na gestação

Mas afinal, como preparar o corpo?
Atividade e exercícios físicos são grandes aliados nessa fase.

Se manter ativa desde o início da gestação, contribui para o crescimento e desenvolvimento adequado do bebê, além de prevenir os desconfortos decorrentes da gravidez e melhor recuperação pós-parto.

Entretanto, é imprescindível buscar orientação para realizar exercícios adequados para essa fase, além de buscar profissionais qualificados para atender gestantes, a fim de evitar qualquer risco e se beneficiar com os exercícios propostos.

Pilates para gestantes

O Pilates é uma das atividades mais praticadas pelas gestantes.
A prática do método Pilates auxilia na preparação do corpo da mulher para passar pela gestação e pelo parto de forma saudável, uma vez que trabalha com a ativação da musculatura profunda do tronco e do períneo, fortalecimento e mobilidade do corpo de forma global e respiração adequada, auxiliando na prevenção das disfunções do assoalho pélvico, como por exemplo a incontinência urinária, e dos desconfortos e algumas condições patológicas provenientes da gestação.
Além disso, o Pilates ajuda no controle da ansiedade e do estresse.
Portanto, a via de parto cesariana não é critério para a não preparação do corpo para a gestação, sendo imprescindível nas duas vias de parto (vaginal e cesariana).

Dra. Letícia Dias Pinto de Oliveira – Crefito 3/259894-F

© 2021 Feito por Sala5 Comunicação.           Razão social: WP Fisioterapia e Saúde Ltda                                                                               CNPJ: 18.804.945/0001-21