Dor Lombar e Trabalho Home Office 

Dor Lombar e Trabalho Home Office 

 Em abril de 2020, logo após o início da quarentena causada pela Covid 19, o Google divulgou que o termo “dor nas costas” bateu o recorde de buscas na internet. Podemos sugerir que com a mudança de rotina, e os improvisos para o trabalho home office, as pessoas começaram a sentir mais dores na coluna e fizeram com que essa pesquisas no Google disparasse. 

A princípio, parece até confortável trabalhar de casa, mas, ficar muitas horas em posições incorretas pode causar problemas de curto a longo prazo, como a lombalgia, por exemplo.

Bom, mas o que é lombalgia? 

A lombalgia, é mais comumente chamada de dor lombar. Consiste na dor na região mais baixa da coluna, cujo nome é lombar. Existem dois tipos de lombalgia, aguda com duração de até 3 meses e crônica com duração maior que três meses. 

A causa da dor lombar, pode ser por diversos fatores. Porém, a má postura é uma das maiores causas.

O que podemos adaptar para o trabalho remoto?

Com essa mudança repentina, as pessoas fizeram de suas casas o ambiente de trabalho e começaram a adaptação dos próprios móveis. A maioria das vezes, as cadeiras não são ajustáveis, as mesas mais baixas, ou mesmo, trabalham sentados em sofás/cama. 

No cenário ideal, seria de extrema necessidade a montagem de um escritório, com cadeira ajustável, com apoios de braços e coluna, e com ajuste de altura  mantendo o quadril e joelhos flexionados a 90º, com os pés apoiados no chão. A tela do computador deve ficar na mesma linha dos olhos. 

Com a mudança, as pessoas também ficaram mais sedentárias, além do fechamentos das academias, e por não saírem de casa, pararam de caminhar. Isso agrava a situação, e faz com que as dores sejam mais recorrentes. 

Então, o que fazer para melhorar essas dores? 

Fazer pausas durante o dia é de extrema importância. Levantar, caminhar para buscar uma água/ banheiro ou mesmo caminhar pela casa, fazer exercícios com os braços, pernas e tronco (alongamento/ mobilidade). As articulações necessitam dessa lubrificação. 

Exercícios: 

  • Mobilidade de punho, cotovelo e ombro;
  • Mobilidade de coluna cervical, torácica e lombar;
  • Mobilidade de quadril;
  • Mobilidade de joelho;
  • Mobilidade tornozelo.

Ah, mas porque preciso fazer mobilidade de ombro, se minha dor é lombar? 

Bom, nosso corpo é um conjunto, e a sobrecarga em uma região, pode prejudicar outra. Então, o ideal é que nossas articulações estejam todas lubrificadas e cada uma executando sua função perfeitamente.  

Mas a melhor dica é: MOVIMENTE-SE, faça atividade física regularmente, adicione bons hábitos em sua rotina. Deixe o seu corpo forte e preparado!

Dra. Agatha Monteiro Barreto da Silva 

Crefitto: 3/323079-F.

© 2021 Feito por Sala5 Comunicação.           Razão social: WP Fisioterapia e Saúde Ltda                                                                               CNPJ: 18.804.945/0001-21