Dor aguda em região de calcanhar ou na sola do pé, logo pela manhã, com sensação de queimação ou facada, pode ser Fascite Plantar.
A Fascite Plantar é uma inflamação ou processo degenerativo na fáscia plantar. Que por sua vez é uma faixa densa de tecido fibroso que protege a musculatura intrínseca do pé. Vai desde o osso calcâneo até os dedos, tendo como principal função amortecer o impacto nos pés. Além dos sintomas descritos acima, pode causar edema e vermelhidão, e ocorrer também ao final do dia.
As causas ainda não foram esclarecidas, mas sabemos que alguns fatores de risco contribuem com micro traumatismos ou estiramento da fáscia plantar. O problema acomete principalmente indivíduos que mantêm esse tecido sob estresse, seja por meio de práticas esportivas ou apenas por ficar em pé durante longos períodos.
Fatores de risco
Como fatores de risco é possível citar:
O diagnóstico é feito pelo médico ortopedista. Em alguns casos, são necessários exames de imagem, para excluir outras doenças.
Sem tratamento, os sintomas podem se agravar e a dor pode se tornar crônica, predispondo a desvios na forma de caminhar e posteriormente nas articulações. Havendo tratamento adequado tende a evoluir com melhora significativa.
O tratamento proposto pelo médico depende de cada caso. Vai desde correções dos fatores de risco, uso de palmilhas, órteses, fisioterapia e medicações, até cirurgias quando o tratamento conservador não for eficaz.
A prevenção é feita com uso de sapatos mais adequados, supervisão durante as práticas esportivas e alongamentos associados à liberação miofascial.
Dra. Karen J O Burgos Bueno – CREFITO 3/103585-F
Fisioterapeuta na WP Pilates e Saúde
© 2021 Feito por Sala5 Comunicação. Razão social: WP Fisioterapia e Saúde Ltda CNPJ: 18.804.945/0001-21