Dor no Movimento Esportivo…Devemos reeducar?

Dor no Movimento Esportivo…Devemos reeducar?

Muitos pacientes reclamam de dores/incomodos/desconfortos relacionado a sua prática esportiva.
Será que realmente ele está fazendo o movimento de uma forma segura e eficiente? Há  um movimento correto para se executar o movimento de certa modalidade? Podemos reeducar tal movimento?

Há respostas para todas essas perguntas e vamos explicar sobre elas…

Importante que quando nos depararmos com pacientes com queixa de dor para certo gesto esportivo, devemos eliminar alguns fatores (tais como outras atividades fora a prática esportiva). Para que possamos apenas olhar para o gesto e assim poder traçar a conduta ideal para nosso tratamento.

Há sim um movimento correto para qualquer prática esportiva, o gesto correto sempre tende ser seguro ou mais seguro possível, com maior eficiência e melhor performance.

Isso se dará por conta de bom alinhamento postural, estabilidade e boa sequência de movimentos (sinergia muscular).

Podemos sim e devemos reeducar o movimento do nosso paciente, após  de realizar os testes de hipóteses e detectar a causa raiz do problema.

O paciente desenvolve a estratégia motora baseado em um aprendizado prévio, por meio de treinadores ou mesmo por conta de se inspirar em outros atletas. Isso na maior parte das vezes irá acarretar em fatores de queixa dolorosa citados acima.

A estratégia motora pode ser reeducada dentro do próprio esporte com o auxilio do Fisioterapeuta. Daremos inicio a reeducação funcional do movimento. Tal reeducação se dá por exercícios que irá melhorar a sinergia muscular para o movimento ou que irão fazer ativação muscular correta para que podemos nos manter estáveis e com alinhamento postural adequado.

Se você gostou dessas informações e conhece alguém que pode se beneficiar compartilhe esse texto!

Dr. Neto Ribeiro – Crefito3\ 257794-F
Fisioterapeuta e instrutor de Pilates na WP Pilates & Fisioterapia

Deixe uma resposta

Fechar Menu
× Chamar no WhatsApp