Fisioterapia preventiva para atletas

Fisioterapia preventiva para atletas

A maior parte dos atletas treina, entre 4 a 6 na semana, chegando a ter dois ou três períodos por dia. Se colocarmos isso no lápis temos um número expressivo de carga de treino, onde na maioria das vezes ocorrem as lesões.

Uma vez que o atleta passa mais tempo treinando do que competindo as lesões em sua maior parte ocorrem neste período.

Tendo essa ideia, podemos indicar como fisioterapeutas, sessões de fisioterapia preventiva para estes atletas? O que seria tal fisioterapia preventiva?

Devemos sim indicar, pois os beneficio ao mesmo são inúmeros, como diminuição de tensão muscular, diminuição de dores pós ou pré treino, aumento da performance durante sessões de treinamento e etc…

Fisioterapia preventiva nada mais é do que avaliar a condição do seu atleta e dar ele suporte no período pré-competição, tendo em vista exercícios de ativação muscular correta, fortalecimento de musculatura profunda e estabilizadora, reparação e recuperação de tecido muscular, dentre outros processos que podem ser executados para a prevenção de possíveis lesões.

Até a reeducação do movimento pode estar associado nesta questão e assim fazendo parte da prevenção, pois se estaremos reeducando o gesto esportivo para que haja melhora da performance, logo teremos um movimento mais eficiente e mais seguro.

Se você gostou dessas informações e conhece alguém que pode se beneficiar compartilhe esse texto!

Dr. Neto Ribeiro – Crefito3\ 257794-F
Fisioterapeuta e instrutor de Pilates na WP Pilates & Fisioterap

© 2020 Feito por Sala5 Comunicação.