Há um tênis exato para correr?

Há um tênis exato para correr?

Assim que iniciamos a prática da corrida, é natural querer comprar um tênis específico para a atividade. Sim, realmente devemos mesmo comprar os chamados “running” para ter conforto adequado na corrida.

Mas e quando a dúvida é referente ao modelo de tênis que devemos comprar? É comum ouvirmos: “sua pisada é pronada, supinada ou neutra?”.

Pisada pronada – uma pisada com maior pressão para porção lateral de dentro do pé.

Pisada supinada – uma pisada com maior pressão para a porção lateral de fora do pé.

Pisada neutra – uma pisada com pressões divididas de forma igual para três pontos em nosso pé (ponto de pressão de calcanhar, ponto de pressão abaixo do “dedão” do pé e ponto de pressão abaixo do quarto e quinto dedo do pé).

O tênis em si não vai melhorar sua mecânica e nem aumentar sua performance, e sim te dará conforto durante suas sessões de treinos e competições. O melhor tênis de fato, é o tênis que tá dá o máximo de conforto e a melhor adaptação na tarefa.

O uso de tênis com correções para sua pisada pode trazer ajustes momentâneos e também podem desencadear outros fatores a médio e longo prazo. Pois a pisada pronada ou supinada é um fator, na maior parte das vezes, mecânico/dinâmico do que estrutural

Na questão estrutural nós, como fisioterapeutas, não temos como intervir, mas em relação ao mecânico/dinâmico temos total autoridade para fazer as devidas intervenções. 

Intervenções que seriam desde a melhora da aferência dos pés ou até com análise por vídeo da mecânica da corrida, para fazer as correções pertinentes dentro da Reeducação Funcional do Movimento.

A dica é: adquira um tênis para a corrida, os famosos “running” que seja bem confortável para a sua prática, sem pensar em tênis que prometam correções e melhora de performance.

Dr. Neto Ribeiro – Crefito3\ 257794-F
Fisioterapeuta e instrutor de Pilates na WP Pilates & Fisioterapia

Deixe uma resposta