Lesões durante a atividade física. Como tratar?

Lesões durante a atividade física. Como tratar?

Tudo o que não queremos quando praticamos alguma atividade física ou esportiva é parar de praticá-la por conta de lesão. Mas agora me lesionei e agora?

Todo indivíduo que pratica atividade física ou esportiva com constância e regularidade, estará exposto a chance de se lesionar em algum momento. O ponto principal é investigar o que levou a esta lesão e melhorar tais pontos.

Podemos nos lesionar de várias maneiras; por exemplo: uma entorse de tornozelo ao pisar num buraco durante a corrida de rua, uma dor no joelho que aparece após um treino de rodagem maior ou por falta de períodos de descanso e recuperação.

Um tem uma característica mais de macro-lesão (aguda) que são as entorses, fraturas e luxações, a outra uma característica de micro-lesões (por repetição), ambas deixam o indivíduo com desconfortos e dependendo do nível da lesão, causando impossibilidades não somente na prática esportiva, mas também em outras atividades diárias (trabalhar, andar e afins).

Repousos imediatos e analgesias (uso de gelo), são saídas para o momento em que a  lesão ocorre. A procura de um profissional é importantíssimo para que te direcione da melhor forma possível, pois a maior parte das vezes delegamos uma pequena lesão, não dando a devida atenção para tal e assim pode aumentar sua extensão se não for avaliada e tratada de uma forma mais apropriada.

A fisioterapia tem ferramentas adequadas para dar o suporte no caso de lesão, indo de encontro com a investigação do que gerou esse problemas, colocando em funcionamento estratégias corretas para cada atividade do esporte (funcionalidade/especificidade) e assim conseguindo sanar a lesão.

A fisioterapia preventiva é um ponto bem importante e já relatado em textos anteriores, sendo de suma importância para gerar melhor resultado e performance, afastando risco de lesão. A prevenção da saúde da prática esportiva está não somente ligada à melhora da condição física do atleta de alto rendimento, mas também aos atletas recreativos e amadores, que são em maior número na população praticante de atividade esportiva/física.

E para fechar, se lesionar não quer dizer afastamento do âmbito esportivo e sim, um período transitório de demandas menores da sua prática esportiva com um olhar clínico e de reabilitação do profissional da fisioterapia com o atleta.

 Neto Ribeiro (Crefito 3\257794-F) 

© 2021 Feito por Sala5 Comunicação.           Razão social: WP Fisioterapia e Saúde Ltda                                                                               CNPJ: 18.804.945/0001-21