Massagem de Liberação Miofascial

Massagem de Liberação Miofascial

É uma técnica de terapia manual na qual o fisioterapeuta avalia dores e disfunções, detectando desequilíbrios de movimento, testando tecidos estruturais anatômicos e assim formando um programa de tratamento adequado. Busca estimular a fáscia e a circulação e relaxar a musculatura. Pode ser realizada de forma manual ou assistida por instrumentos (ferramentas feitas em aço cirúrgico, com formatos que permitem trabalhar em qualquer anatomia), trazendo efeitos neurofisiológicos e mecânicos nos tecidos manipulados.

O que é a fáscia? A fáscia é uma membrana do tecido conjuntivo, localizada abaixo da pele, é resistente e elástica. É comparável a uma capa que recobre e protege todos os músculos do corpo. Fornece sustentação aos tecidos, proteção, coordenação e evita o atrito entre os músculos.

Posturas inadequadas, fatores ocupacionais, o efeito da gravidade sobre o nosso corpo, tensões do dia-a-dia, overtraining, sedentarismo, lesões e intercorrências musculares ou mesmo ósseas, contraturas, pontos gatilho, retrações musculares, fibromialgia, síndrome da dor miofascial, cansaço excessivo, envelhecimento precoce, estresse, ansiedade, dores crônicas globais, são apenas alguns dos fatores que reduzem a elasticidade e flexibilidade muscular, diminuem a nutrição muscular, impedem o bom desempenho durante a atividade física (principalmente na capacidade de gerar força), dificultam a hipertrofia (pelo fato da fáscia estar tão aderida ao conjunto muscular que não permite o crescimento das fibras), diminuem o rendimento e atrapalham o emagrecimento.

Então, como a Massagem de Liberação Miofascial pode ajudar? Os principais benefícios são:

  • Alívio de dores 
  • Maior mobilidade articular e flexibilidade
  • Melhora na capacidade de contração e relaxamento muscular
  • Prevenção de lesões e doenças musculares crônicas 
  • Melhora da circulação, acelerando a remoção de metabólitos
  • Melhora da propriocepção, consciência corporal e disposição

A manutenção da flexibilidade e da boa sinergia muscular associado a uma boa postura corporal parece ser a fórmula para prevenirmos muitos problemas que apresentam suas origens nos sistema ósseo, muscular e articular.

Dra. Karen Burgos CREFITO 3/103585-F

© 2021 Feito por Sala5 Comunicação.           Razão social: WP Fisioterapia e Saúde Ltda                                                                               CNPJ: 18.804.945/0001-21