Melhora postural com o método Pilates

Melhora postural com o método Pilates

Como melhorar minha postura? Como me manter “ereta” e sem dores? É muito difícil se manter alinhada (o) em boa postura?… Essas são algumas frases que nós profissionais da saúde (fisioterapeutas/instrutores de Pilates) escutamos com muita frequência em nossos atendimentos.

Mas o fato é que as pessoas sabem que quando não temos uma boa postura, aumenta as chances de aparecer dores e desconfortos que podem atrapalhar as atividades de vida diária ou profissional.

Nossa “postura” foi sendo modificada junto com a evolução da especie humana, e sabemos que desde os primórdios o homem sofre mudanças físicas e funcionais para se adequar ao meio ambiente onde vive e se relaciona. A postura bípede (de pé/ereta) só foi possível pelas modificações que surgiram em nossa coluna no decorrer de todo esse tempo. No entanto, pagamos um preço por essa evolução pois agora a ação da gravidade é maior sobre as estruturas da coluna vertebral, favorecendo a alterações posturais e posteriores lesões.

Geralmente exercemos funções que sobrecarregam partes da coluna vertebral, como por exemplo na postura sentado em frente ao computador geralmente estamos colocando nosso bumbum para dentro (retroversão pélvica), induzindo nosso tronco para a tela, e por vezes sem apoio correto dos pés, deixando a nossa lombar fora do padrão correto, assim trazendo sobrecarga para nossas vertebras e prejudicando também o alinhamento da região toracica e cervical.

O método pilates no inicio pensava que a postura correta era a postura “retificada”, que seria uma coluna sempre reta (sem curvaturas), porém com a evolução cientifica muitos estudos comprovaram que nossa coluna tem curvaturas que precisam ser respeitadas para dissipar a sobrecarga, aumentar a resistência e evitar lesões. Sendo assim, o Pilates contemporaneo acompanha as evoluções da ciência para prevenir lesões e/ou reabilitar disfunções respeitando as curvaturas fisiologicas da coluna vertebral.

Ficou curioso para entender melhor sobre como trabalhamos a boa postura? Venha conhecer melhor como aplicamos o método Pilates e melhorar a sua postura e qualidade de vida.

Se você gostou dessas informações e conhece alguém que pode se beneficiar compartilhe esse texto e marque essas pessoas nos comentários em nossas redes sociais.

Dra. Juliane Araujo Modesto Crefito 3/281083-F
Fisioterapeuta e instrutor de Pilates na WP Pilates & Fisioterapia

Deixe uma resposta

Fechar Menu
× Chamar no WhatsApp