O que é Overstride?

O que é Overstride?

Quem corre provavelmente já ouviu falar alguma vez neste termo “overstride”, mas às vezes, não sabemos o que isso significa de fato dentro da prática da corrida.

Overstride nada mais é do que um EXAGERO no tamanho da passada da sua corrida em relação à posição do seu tronco.

Em resumo, o pé tocará o chão à frente do centro de pressão do nosso corpo, isso desencadeia alguns fatores para que sua corrida se torne menos eficiente e tenha um gasto maior de energia.

Um dos fatores é a oscilação no plano lateral da sua corrida, onde se nota “minis” agachamentos ou um padrão de afundar. Pois seu pé tocando a frente do seu corpo, ele provoca uma força de freio que te empurra para trás, e para manter o deslocamento a frente no corpo cede, fazendo flexão de joelho, aumentando dorsiflexão do tornozelo para que absorver o impacto, ganhar altura e empurrar o chão pra trás.

Citei apenas um fator que levará ao aumento de demanda em certas regiões que podem ser a causa de alguns desconfortos quando nos mantemos correndo.

O overstride pode se corrigido com alguns pontos, como por exemplo, aumentar a frequência das passadas (180bpm – excelente padrão de frequência), isso fará com que toque mais vezes o solo, encurtando o tamanho da passada, logo a distância do seu centro de pressão diminuirá em relação ao contato inicial do pé ao solo.

Todos esses fatores e outros podem ser evidenciados em uma análise funcional do movimento e depois alinhados com a reeducação funcional do gesto esportivo da corrida.

Dr. Neto Ribeiro – Crefito 3/ 257794-F
Fisioterapeuta e Instrutor de Pilates na WP Pilates & Fisioterapia

Este post tem 2 comentários

  1. Chana

    Your style is really unique in comparison to other folks I have read stuff from.
    I appreciate you for posting when you’ve got the opportunity, Guess I will just bookmark this site.

Deixe uma resposta