Qual a importância de voltar a se exercitar e cuidar do corpo no pós-parto?

Qual a importância de voltar a se exercitar e cuidar do corpo no pós-parto?

O período puerperal (pós-parto) se inicia ao final do parto e termina quando todos os órgãos reprodutivos retornam ao estado pré-gestacional.

É dividido em 3 estágios:

– Puerpério imediato: do 1º ao 10º dia
– Puerpério tardio: do 11º ao 45º dia
– Puerpério remoto: acima do 45º dia

Este é um período de importantes modificações corporais e psíquicas para a mulher, além de ser um momento único de vínculo entre mãe e filho, principalmente pelo fenômeno da amamentação.

Durante o estágio de pós-parto imediato, ocorrem as principais alterações fisiológicas desse período, interferindo diretamente na disposição física e mental da mãe, na amamentação e nos cuidados com o bebê, podendo gerar desconfortos, dor e problemas emocionais.

Portanto, fica evidente que o bem-estar nesse período é fundamental para a completa recuperação da mulher, evitando os agravos à saúde e fazendo com que ela consiga exercer todas as tarefas agora impostas de forma mais tranquila e saudável.

Cuidados no pós-parto

Os médicos costumam liberar a mulher para realizar atividade física após 30 dias de parto normal ou 40 dias de parto cesariana. Porém, realizar exercícios específicos com um fisioterapeuta especializado no estágio de pós-parto imediato, pode fazer muita diferença na recuperação da mãe, focando em orientações, esclarecimentos, prevenção e tratamento de complicações.

No estágio de pós-parto tardio/remoto o corpo da mulher já passou pelas principais alterações, porém, geralmente ela ainda apresenta queixas, como por exemplo, a flacidez muscular, dor e má postura. Além de condições clínicas que podem estar presentes, como a diástase abdominal e até mesmo incontinência urinária.

Sendo assim, a mulher precisa dar uma atenção especial ao seu corpo, para que dessa forma, consiga tratar toda e qualquer disfunção e passar por esse período de forma mais tranquila e saudável para ela e para o bebê.

Pilates

O Pilates é um dos exercícios mais indicados no pós-parto, já que consegue com seus exercícios específicos, diminuir as dores do pós-parto e auxiliar na recuperação da postura e na funcionalidade da musculatura abdominal e do assoalho pélvico, promovendo a recuperação da mulher.

Além disso, é uma atividade de baixa intensidade e impacto sobre as articulações, diminuindo o risco de complicações.

Contudo, é importante buscar um profissional especializado que entenda sobre todo o processo do pós-parto, para que dessa forma, indique o melhor tratamento para a mulher, de forma individualizada.

Dra. Letícia Dias Pinto de Oliveira – CREFITO 3/259894-F

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