Qual o movimento correto dos pés na corrida?

Qual o movimento correto dos pés na corrida?

A maior parte das pessoas que correm compartilha das mesmas dúvidas quando o assunto é qual parte do pé deve tocar primeiro no chão.

Nosso pé é dividido em três partes: antepé, médiopé e retropé, sendo assim, parte da frente, meio do pé e parte de trás do pé, respectivamente.

Mas em qual dessas três partes devemos ter como primeiro toque no solo quando corremos?

Esta situação não deve ser levada como ponto principal da sua corrida, pois ela será definida dentro da mecânica que desenvolveu. Uma corrida ideal é composta por boa sustentação, boa propulsão e boa frequência, então se você une estes três pontos de maneira adequada, onde seu pé toca primeiro no solo não terá importância. Pois o mesmo vai atuar de maneira funcional, rolando bem e empurrando o chão para trás imediatamente ao toque do solo.

Este rolar e empurrar o chão para trás faz com que a entrada do seu pé ao solo seja como a roda de um carro, sempre de maneira fluida e constante mantendo seu deslocamento linear à frente.

Quando sua entrada do pé é feita pelo calcanhar, mecanicamente haverá um freio, pois imprimiu uma força ao solo naquela região e a reação do solo é fazer a impressão de tal força inversa a você. Mas, como seu cérebro precisa se manter executando a tarefa, ele diminui a contração de musculaturas antigravitárias e acaba cedendo e afundando para que possamos fazer a passada e assim continuarmos executando a tarefa.

Neste exemplo, perdemos a função de roda de carro que o pé precisa executar na corrida. Dessa forma, a corrida perdeu eficiência e gastamos energia desnecessária dentro da função.

A dica é pensar em se sustentar (crescer), se propulsionar à frente e manter a frequência adequada nas passadas.

Dr. Neto Ribeiro – Crefito 3/ 257794-F
Fisioterapeuta e Instrutor de Pilates na WP Pilates & Fisioterapia

Deixe uma resposta