Reeducação Funcional do Movimento

Movimento

Um mal movimento nos leva á uma lesão?

É com esta pergunta que inicio esse texto e assim poder de uma maneira simples explicar o quão importante é observar o movimento, seja ele esportivo ou funcional.

O que queremos abordar é que a maioria das lesões, tem inicio com micro lesões, estas repetidas micro lesões nos trazem para macro lesões (lesões ligamentares, tendíneas e musculares).

Trocando para um ditado popular “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”, uma estrutura com por exemplo um tendão, que está preparado para suportar uma carga de 2kg, e agora recebe 4kg, se o tendão estiver sendo utilizado da maneira correta não terá problema algum, mas se este tendão estiver sendo utilizado dentro de um movimento inadequado para sua orientação, se dá inicio as micro lesões citada acima, gerando dores e desconforto para o individuo.

O que queremos dizer com tudo isso?

Nada mais que a utilização de uma ideia de tratamento fisioterapêutico não convencional, utilizando a ideia macro do paciente que é indivíduo, ambiente e tarefa.

Tirar a lupa de cima da lesão e utilizar a ferramenta da reeducação e análise do movimento, observando o mesmo por completo.

Um corredor (INDIVIDUO) por exemplo, que faz sua pratica em rua (AMBIENTE) e compete em maratonas (TAREFA), não apresenta queixa de dores em outro momento do dia, apenas após o 4º km de seu treino e também em competições.

Partindo dessa informação, iremos ver como é a mecânica de corrida deste atleta, e assim fazemos a filmagem simples de 2 ou mais tomadas de gravação do padrão de movimento do mesmo.

Mas para o que servem esta filmagens?

A filmagens nos trás, a estratégia motora do paciente e nos revela desalinhamentos e oscilações posturais, que nos dará um norte para o início de nosso tratamento baseado na reeducação funcional do movimento.

Estes desalinhamentos e oscilações estão ligados diretamente com as micro lesões já antes citadas.

O intuito de realizar a filmagem é de apenas observar movimentos e posturas inadequadas para cada modalidade esportiva, e investigar o porque aquele padrão se mantém durante a pratica esportiva.

A filmagem é uma ferramenta para levantar uma discussão de porque tais gestos são executados naquela função especifica ou o que falta para aquele paciente executar tal movimento de uma forma apropriada e que não gere disfunções.

Feito isso damos inicio a reeducação do movimento, através de orientações ao paciente, em relação ao padrão ideal e o seu próprio padrão e exercícios de baixa intensidade visando o entendimento do que é o movimento ideal para sua modalidade.

As informações colhidas das filmagens, nos leva a responder que a estratégia adotada pelo paciente justifica a sua queixa de dor, onde levantaremos testes de hipóteses para responder porque o mesmo utiliza tal padrão de movimento para correr e definir condutas fisioterapêuticas para seu caso.

A aproximação do terapeuta esportivo da função do seu paciente, baseada em informações trazidas da análise e leitura do movimento seja qual ele for é de grande importância para o tratamento de lesões causadas por repetição de movimentos inadequados.

A reeducação funcional pode ser utilizada de maneira preventiva de o esporte/exercício ou para otimizar o mesmo.

Dr. Neto Ribeiro – Crefito3\ 257794-F
Fisioterapeuta e instrutor de Pilates na WP Pilates & Fisioterapia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Chamar no WhatsApp