Relação da postura com as disfunções do assoalho pélvico

Para entender a relação da postura com as disfunções do assoalho pélvico é importante entender as características do assoalho pélvico. O assoalho pélvico é um conjunto de músculos, ligamentos e fáscias localizados na parte inferior da pelve (ou “bacia”) e tem funções muito importantes para o bom funcionamento do seu corpo.

– Sustenta seus órgãos pélvicos (no caso das mulheres: útero, bexiga e reto/ no caso dos homens: próstata, bexiga e reto), ou seja, mantém esses órgãos no lugar anatômico onde eles precisam ficar.
– Mantém a continência urinária e fecal, fazendo com que não ocorra perda de urina, fezes e gases.
– Apresenta grande importância na função sexual, atuando no prazer.
– Nas mulheres tem importante papel no período gestacional e parto. Sustenta o bebê durante a gestação e permite a passagem do bebê no momento do parto.

Para que todas essas funções sejam realizadas de forma satisfatória, os músculos do assoalho pélvico precisam apresentar um bom funcionamento, assim como, os músculos abdominais, do tronco e diafragma respiratório. Todos precisam estar em sinergia.

Nós precisamos ter uma boa postura para que o nosso corpo consiga desempenhar suas funções de forma adequada.

A postura adequada permite que nosso sistema respiratório funcione bem, que nós tenhamos uma boa ativação da musculatura abdominal e um bom desempenho da musculatura do assoalho pélvico o que possibilita uma boa continência urinária e fecal, desempenho sexual e sustentação dos órgãos pélvicos.

Portanto, quando mantemos uma postura inadequada, não conseguimos permitir que nossos músculos trabalhem em sinergia, de forma adequada, favorecendo o aparecimento de disfunções do assoalho pélvico como incontinência urinária e fecal, constipação, disfunções sexuais, prolapso de órgãos pélvicos e até mesmo o aparecimento de dores e desconfortos. 

Não adianta pensarmos só no assoalho pélvico e esquecermos da região abdominal e da função respiratória. Tudo precisa estar em sinergia e funcionar de forma coordenada. Por isso, é importante sempre buscar formas de melhorar e manter uma boa postura para que seu corpo possa trabalhar de forma adequada e saudável. 

Dra. Leticia Dias Pinto de Oliveira – CREFITO 3/259894-F
Fisioterapeuta na clínica WP Pilates e Saúde

© 2021 Feito por Sala5 Comunicação.           Razão social: WP Fisioterapia e Saúde Ltda                                                                               CNPJ: 18.804.945/0001-21