Será que o alongamento muscular beneficia o nosso corpo?

Será que o alongamento muscular beneficia o nosso corpo?

Falar sobre alongamento muscular gera dúvidas, tornando um assunto bem polêmico, pois será que ele realmente nos beneficia?
Há um público que defende a sua importância, outros relatam que não serve para nada e tem pessoas que o fazem sem saber seu real objetivo.


Então o que é alongamento muscular?

São movimentos que geram um afastamento das fibras musculares, separando a origem do músculo de sua inserção (onde termina). Para que isso ocorra de forma saudável, necessitamos de outras estruturas tais como: tendões, ligamentos e articulações, que tem como objetivo de sustentar (estabilizar) os movimentos.

Há pessoas que relatam que alongam para aumentar a flexibilidade, como forma de aquecimento (antes da atividade) para evitar lesões e para diminuir dores e rigidez.

A questão é:
Será que o alongamento cumpre com esses objetivos?

Não. O alongamento não previne lesão, o que previne é o aquecimento que deve ser realizado antes das atividades, pois ele faz com que o coração bombeie mais sangue para os músculos, preparando-os para os exercícios (tanto o aeróbico quanto o de força).

O alongamento a curto prazo promove uma sensação de alívio, pois os músculos relaxam, mas não há comprovação de que auxilia na sua recuperação. Já a médio e a longo prazo, causado por um efeito crônico, pode aumentar a flexibilidade.

Então por que o alongamento é importante?

Um músculo encurtado diminui a sua capacidade de realizar o movimento com precisão e amplitude. Mas para ter realmente uma grande melhora na flexibilidade há estudos que comprovam que o alongamento realizado por 20\30 segundos não irão obter o resultado desejado, para isso deve – se fazer um treino específico para a flexibilidade, que seria exercícios em posição de alongamento com uma duração de 4 a 5 minutos.

O mais relevante é que não é necessária uma grande flexibilidade para realizar tarefas diárias, e sim para alguns esportes específicos, grande parte dos indivíduos possuem uma boa amplitude de movimento fisiológica para realizar essas atividades. Portanto, o treino específico para a flexibilidade é importante de tiver uma limitação no dia a dia, impactando na rotina.

Num geral, o alongamento traz benefícios de relaxamento e de alívio na rigidez muscular, então continue praticando se te faz bem!

Se você gostou dessas informações e conhece alguém que pode se beneficiar compartilhe esse texto e marque essas pessoas nos comentários em nossas redes sociais.

Dra. Nadja Hollerbach Cardoso Ferreira – Crefito-3/121005-F

Fisioterapeuta e instrutora de Pilates na WP Pilates & Saúde

Este post tem 6 comentários

  1. 18+ gals

    I think the admin of this site is truly working
    hard for his site, since here every data is quality based information.

  2. Royal CBD

    Hi! This is my first visit to your blog! We are a collection of volunteers and starting a new project in a community in the same
    niche. Your blog provided us valuable information to work on. You have done a wonderful job!

    P.S. If you have a minute, would love your feedback on my new website
    re-design. You can find it by searching for «royal cbd» — no sweat if you can’t.

    Keep up the good work!

  3. I enjoy, cause I discovered exactly what I used to be looking for.
    You have ended my four day long hunt! God Bless you man. Have a nice day.

    Bye

Deixe uma resposta