Você sabe o que é atividade física?

Você sabe o que é atividade física?

“Pode ser definida como qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulta em gasto energético maior do que os níveis de repouso (CASPERSEN et alii, 1985 ), portanto, um simples movimento de um dedo pode ser considerado uma atividade física.”

A citação acima apresenta o conceito do que é a atividade física, mas o que ela nos traz quando executada com frequência, quando se torna rotina ou mesmo de uma forma terapêutica?

Há muitas respostas para esta pergunta e podemos colocar de forma mais simples ou mais técnica.

De uma forma mais técnica podemos descrever os efeitos agudos e crônicos da atividade física.

Efeitos agudos (efeitos que acontecem assim que você inicia a prática de alguma atividade física) seriam aumento da pressão arterial, frequência cardíaca e muitos outros.

Efeitos crônicos (efeitos que acontecem no longo prazo da constante prática de alguma atividade física) seriam a diminuição da pressão arterial, diminuição da frequência cardíaca e melhora da capacidade cardiorrespiratória, por exemplo.

Explicando de forma simples os benefícios são enormes. Você aumenta a relação interpessoal dependendo da sua atividade física (corredores, por exemplo; tendem a se encontrar para correr juntos), com o passar do tempo seu corpo muda e você se vê mais confiante e com mais autoestima. Estes são fatores psicológicos envolvidos na prática de qualquer atividade física.

Dentro da terapêutica, posso passar o dia falando dos benefícios, como diminuição de dores, diminuição de tensões musculares, melhora da lubrificação intra-articular, ganho de força para execução das atividades diárias.

O que podemos fazer para sair da inércia e ter atividade física como um ponto fixo de nossa rotina?

Metas

Estipule metas. Mas comece com pequenas metas que não te tragam frustrações e que você consiga aos poucos alcançar todas elas. Seja ela emagrecer, trabalhar ou praticar um esporte sem dor. A ideia é que as metas lhe motivem mais e mais, e assim a atividade física faça parte da sua rotina daqui pra frente.

Dr. Neto Ribeiro – Crefito 3/257794-F
Fisioterapeuta e Instrutor de Pilates na WP Pilates &Saúde; Fisioterapia

© 2020 Feito por Sala5 Comunicação.