O que é a sinergia do movimento ideal no esporte?

O que é a sinergia do movimento ideal no esporte?

Como definição literal, a sinergia é “ação associada de dois ou mais órgãos, sistemas ou elementos anatômicos ou biológicos, cujo resultado seja a execução de um movimento ou a realização de uma função orgânica.”

Mantendo a ideia dos 3 pilares para se executar o movimento ideal (bom alinhamento postural, ESTABILIDADE e boa sequência de movimento, nossa sinergia), hoje vamos falar como construimos uma sinergia adequada.

Como a definição dada assim citou, é um cojunto de elementos anatômicos sendo executados de forma conjunta. Para que um movimento seja executado (movimento é uma tarefa do sistema nervoso central controlando o aparelho locomotor) num primeiro momento precisamos sentir a vontade do mesmo com uma informação do nosso cortéx e um planejamento sensorial (forças externas e internas) que então ativará musculaturas para que se inicie tal função.

Respectivamente em ordem para que possa se construir um sinergia adaqueada:

Musculaturas estabilizadoras (ex: contração do CORE, o aumento da pressão intra abdominal) nos dão o ponto fixo que precisamos para que o movimento seja executado.

Musculaturas efetoras de movimentos trabalham em conjunto para o inicio da execução do movimento desejado. A sinergia do movimento sempre se dará de distal para proximal (ex: movimento de correr, se dará pelo pé, o pé guiará o movimento e será trasmitido para próximo do tronco, passando por joelho e quadril).

Lembrando que a sinergia é um dos 3 pilares do movimento, onde está intrinsicamente ligada ao bom alinhamento postural (como se corpo se sustenta para a execução da tarefa) e com a estabilidade (ponto fixo para a execução da tarefa).

Mais uma vez reforço que a avaliação funcional do movimento é de suma importância para podemos traçar as possiveis queixas e padrões advindas de nossas práticas diárias e esportivas.

A estratégia motora pode ser reeducada dentro do próprio esporte com o auxilio do Fisioterapeuta, onde daremos inicio a reeducação funcional do movimento. E Tal reeducação se dá por exercícios que irá melhorar a sinergia muscular para o movimento ou que irão fazer ativação muscular correta para que podemos nos manter estáveis e com alinhamento postural adequado.

Gostou desse texto? Quer saber mais sobre se há um movimento ideal para que não ocorra tais lesões? Acompanhe nossas redes sociais e compartilhe com alguém que pode se beneficiar com esse texto!

Dr. Neto Ribeiro – Crefito3\ 257794-F
Fisioterapeuta e instrutor de Pilates na WP Pilates & Fisioterapia

Deixe uma resposta